• Carregando...
Centro do Rio de Janeiro embaixo d’água. Projeção mostra como seria a cidade em caso de incremento de 4 graus C na temperatura global | Projeção/Climate Central
Centro do Rio de Janeiro embaixo d’água. Projeção mostra como seria a cidade em caso de incremento de 4 graus C na temperatura global| Foto: Projeção/Climate Central

Mesmo que o mundo consiga cumprir a meta de limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius, o aumento do nível dos mares irá submergir áreas que abrigam cerca de 280 milhões de pessoas em todo o planeta, alertaram pesquisadores nesta segunda-feira (9).

Mas se a iminente cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) fracassar na obtenção de um novo acordo para frear a mudança climática e o processo continuar no ritmo atual, o número de pessoas vivendo em terras ameaçadas vai subir para 627 milhões à medida que a temperatura global chegar a 4 graus Celsius, afirmou um relatório emitido pelo grupo de pesquisa de ciência climática Climate Central.

Veja como ficarão seis cidades ao redor do mundo no caso de o aquecimento global continuar.

CO2 na atmosfera atinge nível recorde em 30 anos, diz ONU

Os níveis dos gases do efeito estufa na atmosfera tiveram uma alta recorde em 2014, num momento em que o implacável agravamento das mudanças climáticas faz com que o planeta fique mais perigoso para as gerações futuras, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, nesta segunda-feira (9).

Leia a matéria completa

Cerca de 155 países prometeram cortar as emissões nacionais de gases de efeito estufa como parte de um acordo climático que deve ser firmado na cúpula de Paris em dezembro. Mas estas reduções ainda vão levar a um aquecimento global de 3 a 3,5 graus Celsius, declarou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na semana passada.

Com 3 graus, uma elevação média do nível dos mares de 6,4 metros afetaria aproximadamente 432 milhões de pessoas que vivem abaixo desse nível, segundo o relatório do Climate Central.

“O desfecho em Paris pode nos colocar a caminho de perder inúmeras grandes cidades costeiras e monumentos em todo o mundo, de uma migração e uma desestabilização sem fim ou a caminho da preservação de muito mais de nossa herança global e de um futuro mais estável”, disse Benjamin Strauss, vice-presidente para aumento do nível dos mares e impactos climáticos do Climate Central, em um comunicado.

A China, principal emissor de carbono do planeta, tem o número mais alto de pessoas em risco em seu litoral, 145 milhões vivem em terrenos futuramente ameaçados pela elevação dos mares no caso de um aquecimento global de 4 graus Celsius.

A Índia é a seguinte com 55 milhões de pessoas em risco, seguida por Bangladesh, Vietnã, Indonésia e Japão. Os Estados Unidos são a nação mais ameaçada fora da Ásia, com cerca de 25 milhões de pessoas em regiões implicadas.

Limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius reduziria a exposição em mais da metade nos EUA, na China e na Índia, os três maiores emissores de carbono, assim como em muitos outros países, afirmou o Climate Central.

  • Xangai , na China, em um cenário de aumento da temperatura global em 2 graus C.
  • Xangai com aumento de 4 graus C.
  • Sydney, na Austrália, com aumento de 2 graus C.
  • Sydney com aumento de 4 graus C
  • Mumbai, na Índia, com aumento de 2 graus C.
  • Mumbai com aumento de 4 graus C.
  • Parlamento britânico, em Londres, com aumento de 2 graus C.
  • Capital inglesa com aumento de 4 graus C.
  • Nova York , nos Estados Unidos, com aumento de 2 graus C.
  • Nova York com aumento de 4 graus C.
  • Rio de Janeiro com aumento de 2 graus C
  • Rio de Janeiro com aumento de 4 graus C
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]