
Ouça este conteúdo
A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta terça-feira (20) que o país recebeu US$ 300 milhões como parte da primeira venda de petróleo venezuelano realizada aos Estados Unidos.
Segundo Rodríguez, o montante - correspondente a parte de um “acordo” de US$ 500 milhões - entrou nos cofres do país e será usado para “proteger a renda dos trabalhadores”, combater a inflação e mitigar os efeitos negativos das oscilações do mercado cambial.
"Esses recursos serão destinados a cobrir e financiar a renda dos nossos trabalhadores e seu poder aquisitivo, protegendo-os da inflação e do impacto negativo das oscilações do mercado cambial", disse a ditadora.
Esta é a primeira entrada de receita proveniente do acordo de venda de petróleo aos EUA, imposto pela Casa Branca após a captura do ditador Nicolás Maduro no último dia 3.
Autoridades norte-americanas haviam confirmado na semana passada a conclusão da primeira venda de petróleo venezuelano, e indicaram que mais transações estão previstas nas próximas semanas. O setor energético venezuelano está atualmente sob supervisão direta dos EUA.







