O Ministério de Economia da Venezuela aprovou a fusão de quatro bancos do país para criar um banco público chamado Bicentenario, de acordo com o diário oficial.
Os quatro bancos - Banfoandes, Confederado, Bolivar Banco e Central Banco - passarão a operar como um único banco público a partir de 21 de dezembro, com presença nacional e num "segmento de mercado com grande potencial de crescimento", afirmou o diário.
Três dos bancos envolvidos na fusão foram fechados pelo governo venezuelano no início de dezembro e estatizados em seguida. A medida foi justificada com acusações de que havia irregularidades nas fontes de recursos e nos ganhos de capital das instituições financeiras.
O governo do presidente Hugo Chávez fechou um total de oito bancos pequenos e médios num período de semanas, liquidando dois deles e estatizando outros quatro. A Venezuela agora controla mais de 25% do setor financeiro do país.
Nas últimas semanas, cerca de 30 mandados de prisão foram expedidos contra executivos de bancos, incluindo alguns afiliados ao governo de Chávez.



