• Carregando...
Venezuelano segura notas de dólar e de “bolívar soberano”, que teve seis zeros cortados.
Venezuelano segura notas de dólar e de “bolívar soberano”, que teve seis zeros cortados.| Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

O governo da Venezuela lançou uma mobilização nacional para inspecionar a precificação no comércio após a reconversão da moeda que entrou em vigor na sexta-feira (1) e eliminou seis zeros, informou neste sábado (2) a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez.

"Trata-se de uma grande implantação instruída pelo presidente Nicolás Maduro a nível nacional. Estamos inspecionando se todas as lojas, em todo o país, já estão precificando na nova expressão monetária. Com a eliminação dos seis zeros, cada preço é dividido por 1 milhão", destacou Rodríguez em entrevista à emissora de televisão estatal "VTV".

A reconversão monetária que entrou em vigor na sexta-feira é a terceira até agora neste século e significa que a moeda é agora chamada de bolívar digital.

Apesar de seu nome, a nova divisa terá moedas de 25 e 50 centavos, assim como de 1 bolívar digital, além de notas de 5, 10, 20, 50 e 100.

Devido à fragilidade da moeda, anteriormente chamada bolívar soberano, e seu limitado poder de compra, ela foi substituída na maioria das transações pelo dólar. Quem quisesse pagar em bolívares tinha aplicada uma taxa de câmbio paralela e não a do Banco Central da Venezuela (BCV).

A vice-presidente garantiu que apenas algumas poucas lojas das que ela visitou tinham o indicador de dólar paralelo no que ela descreveu como "uma marca de guerra".

A última taxa de câmbio publicada pelo BCV é de 4,18 bolívares para o dólar, enquanto a do portal "En paralelo Venezuela", que tem em média sete casas de câmbio, é de 5,14.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]