
Ouça este conteúdo
A ONG Foro Penal informou nesta segunda-feira (26) que o adolescente Gabriel Rodríguez, que estava preso há um ano, foi libertado pela ditadura da Venezuela.
De acordo com informações do site Efecto Cocuyo, o jovem havia sido preso em 9 de janeiro de 2025, quando tinha 16 anos, depois que agentes da ditadura chavista vasculharam seu celular e supostamente teriam encontrado no aparelho imagens críticas ao regime de Nicolás Maduro, capturado numa operação militar dos Estados Unidos no começo deste mês.
No mês passado, Rodríguez foi condenado pela Justiça da Venezuela a dez anos de prisão por acusações de terrorismo.
No X, Alfredo Romero, diretor da Foro Penal, confirmou a libertação e disse que o adolescente foi preso “no contexto de protestos relacionados à posse presidencial” – em janeiro do ano passado, Maduro tomou posse para um novo mandato após ter fraudado a eleição de 2024.
Também no X, Romero informou que 266 presos políticos da Venezuela foram libertados desde 8 de janeiro, quando o presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, Jorge Rodríguez, irmão da ditadora interina do país, Delcy Rodríguez, informou que várias liberações ocorreriam nos dias seguintes.
Antes destas libertações, a Foro Penal apontou que havia 806 presos políticos na Venezuela.







