O presidente Hugo Chávez parece preocupado em ganhar simpatias não só em seu país mas também no Brasil. A Venezuela decidiu pagar cirurgias de catarata para os habitantes de uma cidade de Pernambuco. Os médicos brasileiros acham a gentileza desnecessária. O transporte, a hospedagem, a alimentação dos pacientes e os procedimentos médicos ficam por conta do governo venezuelano.
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples e rápido. Dura em média 20 minutos. O custo na tabela do SUS é de R$ 448. Em Pernambuco cerca de mil pacientes são operados todos os meses em 19 hospitais da rede pública.
O Conselho de Oftalmologia de Pernambuco iniciou uma investigação. Questiona o convênio assinado entre o governo da Venezuela e a prefeitura da cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana de Recife, para a viagem dos pacientes.
- Nós temos várias interrogações a serem respondidas. Quem está realizando a triagem desses pacientes, indicando a cirurgia de catarata? Quem é que vai operar esses pacientes? No retorno desses pacientes quem vai acompanhar as eventuais complicações? - questiona o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Antônio Jordão de Oliveira Neto.



