Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IDH

Venezuela ultrapassa o Brasil em desenvolvimento humano

Veja que entre os cinco países nórdicos, três estão entre os dez melhores em IDH |
Veja que entre os cinco países nórdicos, três estão entre os dez melhores em IDH (Foto: )

O Brasil se manteve na 70ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado ontem. O levantamento leva em conta dados socioeconômicos de 179 países, e o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é o resultado.

De acordo com os números, o Brasil registrou uma leve melhora – atingiu IDH de 0,802 em 2005 e de 0,807 em 2006, mas foi ultrapassado pela Venezuela (61º no ranking, IDH de 0,826), que subiu 13 posições; pela ilha de Santa Lúcia, nas Antilhas (66º, IDH de 0,821); e pela entrada de duas novas nações na lista: Montenegro e Sérvia (64º e 65 º, respectivamente). Em compensação, ultrapassou quatro nações: Rússia, Ilhas Maurício, Bósnia Herzegovina e Tonga.

Com a pontuação obtida no levantamento, o Brasil continua a integrar a lista de nações que alcançam alto IDH, acima de 0,800, o que significa boas condições de renda, saúde e educação. A mais nova revisão de metodologia feita pelo Pnud, dessa vez atualizando a contagem do Produto Interno Bruto Internacional, ajudou a inchar a categoria mais alta do IDH e subir de posições países como Venezuela, Equador e Casaquistão. Com critérios cada vez mais brandos, a lista de países com alto IDH, que na década de 90 reunia não mais do que 35 nomes, hoje conta com 75 integrantes.

A mudança feita para o relatório deste ano atualizou os preços comparativos internacionais em mais de 146 países. Até o relatório do ano passado, os dados de poder de compra usados para efeito de comparação do PIB eram baseados em preços coletados em 1993. O estudo atualizou os preços para 2005, incluindo países que não participavam dessa análise, como a China. Com isso, o PIB de 70 países caiu e o de 60 países subiu.

O coordenador do IDH no Brasil, Flavio Comim, explica que a receita extra gerada pelo petróleo permitiu ao governo Chávez subsidiar preços de vários produtos, provocando assim um aumento do poder de compra da população.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.