O escolhido por Kamala Harris como candidato democrata à vice-presidência destinou quase 100 ml dólares de fundos de socorro da Covid-19 para uma organização especializada em treinamento de “doulas de aborto”. Contratos estaduais, reproduzidos pelo jornal conservador americano The Daily Signal, mostram que o governador de Minnesota, Tim Walz, gastou quase 2 bilhões de dólares em fundos federais para alívio da pandemia de forma emergencial – sem aprovação do Legislativo – sendo que uma parte foi enviada para o SPIRAL Collective [Coletivo SPIRAL], uma “organização sem fins lucrativos de justiça reprodutiva”, que oferece “apoio ao aborto”.
Os dois contratos do estado com o SPIRAL, totalizando 97 mil dólares, vigoraram entre julho de 2020 e junho de 2021. O objetivo, segundo os documentos, era fornecer “informações atuais sobre os efeitos da Covid-19 relacionadas à população materno-infantil, construindo uma comunidade on-line para as famílias receberem recursos e apoio”.
“Durante a pandemia, deveríamos ter priorizado nossos idosos que estavam morrendo em massa em lares de idosos. Esses fundos não foram feitos para avançar uma agenda política”, defendeu o senador republicano Jim Abeler, em entrevista ao Daily Signal.
O SPIRAL Collective organiza aulas para pessoas interessadas em se tornar “doulas de aborto”, como mostra um post da organização no X. De acordo com o jornal local de Minnesota Sahan Journal, desde que foi fundado, em 2012, o coletivo já treinou 500 “doulas de aborto”, definidas como “uma pessoa de apoio logístico e emocional para mulheres submetidas a abortos”. Em outras palavras, segundo o Daily Signal, trata-se de alguém apto a “segurar a mão de uma mulher enquanto o médico aborta seu feto”.
A organização também mantém parcerias ativas com clínicas de aborto, como a Planned Parenthood. O SPIRAL Collective não respondeu a um pedido de comentário feito pelo Daily Signal.
Em 2021, quando os republicanos de Minnesota começaram a investigar a destinação da verba, o coletivo argumentou que seu trabalho estava focado em uma campanha de mídia virtual para oferecer informações às comunidades americanas sobre a Covid-19, incluindo como dar à luz e amamentar durante a pandemia.
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