Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cessar-fogo em andamento

Vice de Trump diz que presidente está “impaciente” com o Irã e espera avançar em negociação

vance tarifa trump
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, falou sobre cessar-fogo no Irã durante visita à Hungria (Foto: CRAIG LASSIG/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, disse nesta quarta-feira (8), durante viagem a Budapeste, que espera que os iranianos tomem "a decisão correta" de negociar após o cessar-fogo, possibilitando assim um acordo mais amplo.

O líder republicano avaliou que há um avanço "muito positivo" em relação às negociações, ao mesmo tempo em que reforçou que os EUA conseguiram "dizimar as forças militares do Irã e, com isso, seu objetivo foi alcançado".

De acordo com o vice da Casa Branca, o presidente Donald Trump "está impaciente" e espera avançar rapidamente para chegar a um acordo com o Irã.

"Se eles vão mentir, se vão enganar, se vão tentar impedir que até mesmo esta frágil trégua que estabelecemos se concretize, então não vai acontecer", declarou Vance, que chegou a Budapeste na terça-feira para apoiar o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em sua campanha para as eleições do próximo domingo (12).

Vance lembrou a todos que os EUA têm "uma clara vantagem militar e diplomática", além de "extraordinária influência econômica".

Os países envolvidos no conflito aceitaram uma proposta de mediação do Paquistão na noite em que o ultimato de Trump venceu, nesta terça-feira. O plano apresentado inclui dois pontos centrais: a suspensão das hostilidades por duas semanas e a reabertura do Estreito de Ormuz durante esse período como gesto de boa vontade por parte de Teerã. que voltou a ameaçar fechar a rota nesta quarta se Israel não encerrar ataques ao Líbano.

VEJA TAMBÉM:

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.