• Carregando...

O vice-ministro do Exterior alemão, Gernot Erler, declarou hoje em Belgrado que o plano do mediador internacional Martti Ahtisaari para a solução do futuro estatuto do Kosovo, que a Sérvia rejeita, tem pleno apoio da União Européia (UE) como uma proposta sem alternativa.

"Neste momento, a postura dos 27 países da UE é de que o plano de Ahtisaari representa um compromisso e que não faz sentido continuar as negociações", disse Erler. Ele se reuniu com o presidente sérvio, Boris Tadic, e o primeiro-ministro em fim de mandato, Vojislav Kostunica.

O vice-ministro da Alemanha, que ocupa a Presidência rotativa da UE, lembrou que durante mais de um ano de negociações entre os sérvios e os albano-kosovares sobre o futuro do Kosovo, sob mediação de Ahtisaari, não se conseguiu obter um consenso.

Erler também defendeu uma solução rápida do assunto do Kosovo mediante uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, que deve ser adotada após um debate sobre o plano de Ahtisaari.

O mediador finlandês propôs que a província sérvia receba uma independência sob supervisão internacional.

O Governo sérvio reiterou hoje a postura contra qualquer independência de sua província meridional ou mudanças de fronteiras internacionais da Sérvia. Ao mesmo tempo, ofereceram ao Kosovo uma "autonomia supervisionada", o que vêem como um compromisso.

Os albaneses representam 90% da população do Kosovo e aspiram à independência como única solução. Eles rejeitam uma continuação das negociações, que são defendidas por Belgrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]