Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luta contínua

Vídeo atribuído a líder da al-Qaeda pede para Hamas não aceitar trégua

Imagem foi divulgada via internet nesta segunda-feira (23). Ayman al-Zawahri seria o autor do vídeo

"Eu reafirmo para nossos irmãos em Gaza e em todo lugar que o mujahideen contra os cruzados em várias regiões de combate estão a disposição de seus irmãos em Gaza e em todo lugar treinando e preparando", disse Zawahri | IntelCenter / AFP Photo
"Eu reafirmo para nossos irmãos em Gaza e em todo lugar que o mujahideen contra os cruzados em várias regiões de combate estão a disposição de seus irmãos em Gaza e em todo lugar treinando e preparando", disse Zawahri (Foto: IntelCenter / AFP Photo)

O segundo homem do comando da al-Qaeda teria pedido para o Hamas não sucumbir às pressões árabes para uma trégua com Israel na Faixa de Gaza e prometeu apoiar a luta contra os israelenses.

Através de um vídeo publicado na Internet nesta segunda-feira (23), o suposto líder militante também convidou mulçumanos no Iêmen, Afeganistão e Somália para avançar na luta contra os "cruzados" - um termo usado por radicais para se referir ao Ocidente - e seus agentes.

A autenticidade de que Ayman al-Zawahri é o autor do vídeo não foi confirmada. "Os aliados árabes de Israel estão tentando impor uma calma (trégua) sobre o povo de Gaza com a intenção de parar o seu jihad... Eu digo para os nossos irmãos e companheiros em Gaza que o jihad para libertar os palestinos e toda a terra islâmica não deve parar", disse Ayman al-Zawahri.

O Egito vem negociando um acordo de trégua entre o Hamas, que controla Gaza, e Israel após um ofensiva israelense no final de dezembro na região. Cerca de 1.300 palestinos morreram no conflito.

"Eu reafirmo para nossos irmãos em Gaza e em todo lugar que o mujahideen contra os cruzados em várias regiões de combate estão a disposição de seus irmãos em Gaza e em todo lugar treinando e preparando", disse Zawahri.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.