Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
JIHADISMO

Vídeo mostra adolescentes britânicas cruzando fronteira com Síria

Jovens que fugiram de casa para se juntar ao Estado Islâmico aparecem recebendo passaportes

Foi divulgado nesta sexta-feira (13) um vídeo que, se comprovada a autenticidade, seria o primeiro registro das três jovens britânicas que fugiram de Londres já na Turquia, se preparando para cruzar a fronteira com a Síria. O vídeo apresentado pela emissora de TV AHBR mostra jovens muito parecidas com Kadiza Sultana, de 16 anos, Shamima Begum, 15, e Amira Abase, 15, com roupas de frio e bagagens.

As três jovens descem de um táxi e são recebidas por um homem que as ajuda com as malas. Ele as conduz até outro carro e diz que estarão na Síria em uma hora. O vídeo parece ter sido filmado pelo próprio suspeito e teria sido gravado em 19 de fevereiro, na cidade turca de Gaziantep, ao norte da síria Aleppo. Dois dias antes, Shamima, Kadiza e Amira embarcaram no aeroporto de Gatwick, em Londres, sem o conhecimento dos pais. “Coloquem suas malas. Corram, não parem aqui”, diz o homem no vídeo.

As jovens aparecem com pesados casacos, duas delas com capuzes de pele sobre a cabeça. A terceira usa um hijab. No fim do vídeo, um intérprete diz: “Peguem os passaportes sírios: um, dois, três. Está bem”. O carro, então, parte. O objetivo das jovens era se juntar ao grupo extremista Estado Islâmico, que atua em Síria e Iraque.

De acordo com a Sky News, o vídeo teria sido feito pelo homem preso na quinta-feira e, que segundo o governo, é suspeito de espionar para um dos países que integram a coalizão contra o Estado Islâmico. Nesta sexta-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia disse que o detido é sírio, mas reafirmou que ele trabalhava como espião para um dos membros da coalizão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.