O Vietnã fechou um acordo comercial com seu ex-inimigo de guerra Estados Unidos que pode pavimentar o caminho para o país aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC), informou a mídia estatal neste sábado.
O jornal na Internet VietnamNet citou fontes próximas aos negociadores comerciais vietnamitas em Washington dizendo que as duas partes teria chegado a um entendimento após "encontrar uma voz comum" em pendências comerciais.
O relatório não deu detalhes nem pôde ser imediatamente confirmado.
Após o acordo ser completado, o Congresso dos Estados Unidos precisa votar a concessão ao país de 83 milhões de habitantes do Status de Relações Comerciais Normais permanentes. O Vietnã então submeteria seu pedido de adesão à OMC.
O Vietnã já completou acordos necessários a sua entrada na OMC com todos os seus outros principais parceiros comerciais.
O país quer se tornar um membro da organização até novembro, quando receberá o presidente dos EUA George W.Bush para a reunião de cúpula anual do Fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Os Estados Unidos e o Vietnã restabeleceram relações diplomáticas em 1995, 20 anos após o fim da Guerra do Vietnã. Desde que os dois países assinaram um acordo comercial anterior, em 2001, as exportações do Vietnã para os EUA cresceram para mais de 6,5 bilhões de dólares em 2005.



