• Carregando...
portland protestos eua
Policial federal e um manifestante separados por uma cerca em frente ao tribunal federal Mark O. Hatfield, em Portland, nos EUA, em 25 de julho| Foto: Ankur Dholakia/AFP

Uma mochila com coquetéis Molotov e carregadores de rifles foram encontrados pela polícia de Portland neste domingo (26) no centro da cidade norte-americana, a uma quadra de distância de onde ocorria um grande protesto antirracismo. No mesmo local, e por volta da mesma hora, houve um tiroteio que resultou em pelo menos um ferido. A polícia disse que, no momento, parece não haver relação entre os dois acontecimentos, mas uma investigação está em andamento. Também não está claro se há ligação entre os eventos e os protestos. Duas pessoas foram detidas e depois liberadas.

A manifestação continuou mesmo após o incidente e escalou para um confronto com os agentes de segurança federais, mobilizados pela gestão Donald Trump para proteger prédios do governo contra vandalismo e tentativas de invasão.

Os tumultos em Portland têm se concentrado nos arredores do tribunal federal Mark O. Hatfield e, na madrugada de segunda-feira (27), manifestantes mais uma vez lançaram fogos de artifício contra o tribunal. Alguns escalaram uma cerca colocada para proteger o prédio e acessaram o pórtico de entrada, enquanto outros tentaram cortar a cerca e acenderam fogueiras nos arredores. Em contrapartida, os agentes federais lançaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar a multidão.

Desde que a casa Branca ordenou o aumento da presença de tropas federais na cidade, Portland, no estado do Oregon, se tornou o epicentro dos tumultos antirracismo e anti-polícia nos EUA. E agora, os confrontos que acontecem lá estão reavivando motins em outros lugares do país, inclusive em cidades que já haviam conseguido controlar uma forte onda de violência observada no fim de maio e em junho durante manifestações contra a morte do afro-americano George Floyd por um policial branco.

Durante este final de semana, muitos protestos cresceram em tamanho e em intensidade. Houve prisões, danos a propriedades e confrontos com agentes de segurança. Na cidade de Austin, no Texas, um homem morreu depois de ser atingido por um tiro. Em alguns protestos, manifestantes usavam armas. Em Seattle, manifestantes jogaram pedras, fogos de artifício e explosivos contra policiais. Dezenas foram presos e 21 policiais se feriram, de acordo com as autoridades locais.

Policiais lançam spray de pimenta em manifestantes, em Seattle, em 25 de julho de 2020 | Foto: Jason Redmond/ AFP
Policiais lançam spray de pimenta em manifestantes, em Seattle, em 25 de julho de 2020 | Foto: Jason Redmond/ AFP| AFP

Em Oakland, no sábado, um pequeno grupo de manifestantes ateou fogo em um tribunal. A ação foi rapidamente contida. Eles também quebraram as janelas do prédio, vandalizaram uma delegacia e dispararam fogos de artifício contra policiais, segundo autoridades. No centro de Los Angeles, sete pessoas ficaram feridas e quatro foram presas após confrontos com a polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]