• Carregando...
O bilionário Richard Branson flutua à gravidade zero no primeiro vôo comercial ao Espaço
O bilionário Richard Branson flutua à gravidade zero no primeiro vôo comercial ao Espaço| Foto: EFE /EPA / VIRGIN GALACTIC

O bilionário britânico Richard Branson inaugurou neste domingo (11) o turismo espacial. O dono do grupo Virgin se tornou a primeira pessoa a voar além da atmosfera da Terra em um foguete comercial, a Unity 22, construída pelo conglomerado do magnata, que inclui a sua própria empresa de turismo espacial, a Virgin Galactic Holding Inc. Junto com Branson, deram a volta na Terra neste domingo cinco tripulantes da nave, entre piloto, copilotos e engenheiros.

O lançamento da espaçonave foi no aeroporto espacial construído por Branson na cidade de Los Cruces, no estado americano do Novo México. Por volta de 12h25 no horário de Brasília a Unity 22 foi lançada, retornando cerca de 16 minutos depois, às 12h41. A Unity 22 foi levada por jato porta-aviões de dupla fuselagem também construída pela empresa do bilionário. Quando alcançou a altitude de 15 km, a espaçonave foi desacoplada do porta-aviões rumo à atmosfera.

O voo espacial comercial chegou a 89 km de distância do solo terrestre, o limite definido como "espaço". O bilionário e a tripulação então puderam tirar o cinto de segurança e flutuar na gravidade zero. A velocidade atingida pela espaçonave foi de 28 mil km/h.

  • O bilionário Richard Branson flutua à gravidade zero no primeiro vôo comercial ao Espaço
  • Espaço Unity 22 sendo rebocada para o primeiro voo comercial ao espaço por um jato porta-aviões.
  • O magnata Richard Branson (de cavanhaque) e a tripulação que realizou o primeiro voo comercial ao espaço.
  • O bilionário Richard Branson que lançou neste domingo a era dos voos espaciais turísticos.

A Unity 22 realizou um vôo suborbital, em que uma espaçonave tem o motor desligado e começa queda livre na volta à Terra. Porém a queda é contínua ao redor da Terra, ou seja, a espaçonave fica em órbita, assim como a Lua e os satélites giram em torno da Terra.

O termo suborbital ficou conhecido com a disputa entre Branson e outro bilionário, o americano Jeff Bezo, dono da Amazon, anunciaram seus planos para inaugurarem a era do turismo espacial.

O objetivo de Branson é a partir do vôo deste domingo planejar viagens espaciais para turistas. A Virgin Galactic tem objetivo de vender pacotes de viagens espaciais a turistas a partir de 2022. A fila de espera pra o vôo espacial lançado pelo magnata britânico já tem fila de 600 pessoas, que pagaram ingresso entre US$ 200 mil e US$ 250 mil.

Por sua vez, o plano de Bezos é lançar em 20 de julho a espaçonave Blue Origin. A data é de quando se completa 52 anos da primeira viagem do homem à Lua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]