• Carregando...
Local de votação em Buenos Aires: resultado consolidado deve ser conhecido por volta das 22 horas
Local de votação em Buenos Aires: resultado consolidado deve ser conhecido por volta das 22 horas| Foto: EFE/Matias Martin Campaya

O segundo turno da eleição presidencial na Argentina teve a votação encerrada às 18 horas (mesmo horário de Brasília). Os dois candidatos, o libertário Javier Milei e o peronista Sergio Massa, se reuniram com suas equipes para aguardar o resultado.

Segundo os jornais Clarín e La Nacion, a equipe de Milei se mostra mais otimista: espera uma vitória folgada, enquanto os assessores de Massa projetam uma vitória apertada.

“Javier Milei está muito bem, muito calmo, muito confiante”, disse Guillermo Francos, líder da coalizão A Liberdade Avança.

A presidente da Câmara dos Deputados e apoiadora de Massa, Cecilia Moreau, foi cautelosa. “Vamos aguardar os resultados dos números oficiais e dos nossos fiscais com muita cautela e muita calma”, afirmou.

O líder sindicalista Héctor Daer também pediu moderação. “Pedimos a todos que esperem, temos que ter essa responsabilidade de esperar pelos resultados”, declarou.

O ativista Luis D'Elia foi menos cuidadoso e escreveu no X que o peronista foi eleito. “Grande triunfo para os trabalhadores. Sergio Massa é o novo presidente da República Argentina”, afirmou.

O comparecimento até as 18 horas foi de 76% dos eleitores habilitados para votar, mas ainda havia pessoas nas seções eleitorais aguardando em filas e o número consolidado será maior. No mesmo horário no primeiro turno, realizado em 22 de outubro, o patamar foi de 74%. Depois, o número final ficou em 77,65% de comparecimento.

Essa participação foi a segunda menor no primeiro turno desde a redemocratização na Argentina (ocorrida em 1983), já que superou apenas os 76,20% de 2007, quando Cristina Kirchner foi eleita presidente pela primeira vez.

Em apenas uma oportunidade antes deste ano houve necessidade de segundo turno na eleição presidencial na Argentina desde que a possibilidade de segunda votação foi implantada no processo para escolha do presidente, por meio da reforma constitucional de 1994. Em 2015, Mauricio Macri foi para o segundo turno e venceu o peronista Daniel Scioli.

Em 2003, os peronistas Carlos Menem e Néstor Kirchner se qualificaram para o segundo turno, que não ocorreu porque o primeiro desistiu da disputa. Nas outras eleições presidenciais desde 1994, o páreo foi decidido no primeiro turno.

Milei e Sergio Massa disputaram neste domingo quem será o presidente argentino até 2027. Massa foi o mais votado no primeiro turno, com 36,78%, enquanto Milei teve 29,99%.

A expectativa é que os primeiros resultados sejam divulgados a partir das 21 horas e que o resultado consolidado seja conhecido por volta das 22 horas. A posse do vencedor será em 10 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]