Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
erupção

Vulcão submarino entra em erupção perto das Canárias

"Não há uma manifestação visível, apenas detectável por instrumentos", em razão da profundidade do local de erupção, explicou

Uma erupção vulcânica submarina acontece a uma distância de cinco quilômetros da ilha Hierro (arquipélago espanhol das Canárias), mas "não vai atingir a ilha", afirmaram nesta segunda-feira especialistas e autoridades locais.

"Nesta noite, sensores na ilha registraram o início de um processo de erupção", declarou à AFP Alicia Garcia, que pertence a uma equipe de vulcanólogos que monitora a região.

"Não há uma manifestação visível, apenas detectável por instrumentos", em razão da profundidade do local de erupção, explicou.

"O que ainda não sabemos até o momento, é se ele só liberou gás ou se já liberou magma", afirmou o chefe da administração da ilha Hierro, Alpidio Armas.

A erupção "não será sentida na ilha. Ela está a 5 km e a uma profundidade de 600 - 1.200 metros. Segundo nossos cálculos, tudo o que acontece a mais de 600 metros de profundidade não pode sair", acrescentou.

Localizado no Atlântico sobre um vulcão submarino antigo, a pequena ilha espanhola de Hierro sofre há quase três meses tremores múltiplos que preocupam os vulcanólogos, que temem uma erupção na ilha.

A erupção foi registrada dois dias após um terremoto de magnitude 4,3 na escala Richter, o mais forte entre os 9.000 registrados na área nas últimas semanas.

As ilhas Canárias não sofreram com nenhuma erupção desde a de Teneguia, na ilha de La Palma em 1971.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.