Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
história

Winston Churchill deu calote em alfaiate, mostram arquivos recém-abertos

Winston Churchill, primeiro-ministro que liderou a Inglaterra durante a Segunda Guerra, conseguiu vencer também batalha contra os alfaiates | /Arquivo
Winston Churchill, primeiro-ministro que liderou a Inglaterra durante a Segunda Guerra, conseguiu vencer também batalha contra os alfaiates (Foto: /Arquivo)

A recusa em pagar a conta do alfaiate era uma questão de honra entre os cavalheiros britânicos em século passados, e o primeiro-ministro Winston Churchill não foi exceção, como mostram arquivos recém-disponibilizados ao público.

O líder britânico durante a Segunda Guerra Mundial acumulou uma dívida de 197 libras esterlinas até 1937 -- cerca de 12 mil libras (ou R$ 68) em valores atuais -- com a Henry Poole and Co’s, alfaiataria da famosa rua Savile Row, em Londres, até finalmente ser cobrado.  

Ele se ofendeu, se recusou a acertar a dívida e jamais pisou novamente no estabelecimento.

Apesar da conta atrasada, o alfaiate continuou a fazer roupas para Churchill, contou James Sherwood, historiador que examinou os arquivos da Poole and Co’s.

“Churchill disse que era para o moral, que era bom para nós (da Henry Poole) vesti-lo, e não estava ciente de que estávamos com pouco dinheiro. Ele de fato nunca pagou, e nunca voltou -- jamais nos perdoou”, acrescentou Sherwood no site da Poole and Co’s.

Churchill, que continuou à frente do governo do país nos anos 1950, estava bem acompanhado no tocante a dar calote em seu alfaiate.

O filho do escritor britânico Charles Dickens, por exemplo, fez uma dívida com a mesma loja que por fim teve que ser paga por seu pai famoso.

Quando era príncipe de Gales nos idos de 1870, o rei Eduardo 7 fez “pagamentos ocasionais que se acumularam ao longo dos anos”.

Outros clientes famosos -- e mais bem comportados -- da alfaiataria foram o escritor Bram Stoker, o primeiro-ministro e príncipe prussiano Otto von Bismarck, o banqueiro norte-americano J.P. Morgan e o imperador etíope Haile Selassie 1, que foi atendido pessoalmente pelos alfaiates na capital de seu país, Addis Ababa.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.