Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Zelaya chega à Costa Rica para encontro com governo interino

Óscar Arias, mediador das negociações, diz que solução para impasse em Honduras pode sair em dois dias ou demorar mais de dois meses

Apoiadores do presidente deposto Manuel Zelaya bloqueiam estrada para a Nicarágua: temor de novos protestos e sociedade dividida | Yuri Cortez/AFP
Apoiadores do presidente deposto Manuel Zelaya bloqueiam estrada para a Nicarágua: temor de novos protestos e sociedade dividida (Foto: Yuri Cortez/AFP)

1 de 1

Tegucigalpa - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, chegou ontem à Costa Rica para um encontro com o presidente interino de seu país, Roberto Micheletti. A reunião, marcada para hoje, será mediada pelo presidente Óscar Arias, do Nobel da Paz de 1987, com o objetivo de pôr fim à crise política na nação.

Zerlaya disse que pretende pedir que o governo interino de Honduras seja dissolvido em 24 horas. Mas Micheletti, que assumiu no dia 28 de junho o cargo após a deposição de Zelaya, não confirmou ontem se fará parte da comissão que viajará hoje para a Costa Rica.

"A comissão que vai à Costa Rica já foi nomeada, os integrantes serão divulgados amanhã (hoje), quando eles saírem", disse Micheletti, em declarações a jornalistas, depois de um ato de juramento de cargos na Casa Presidencial. Micheletti não deu mais detalhes sobre a composição e o momento da viagem, por "razões de segurança".

"Vamos aguardar as recomendações do pessoal da segurança", disse Micheletti em entrevista coletiva em Tegucigalpa, ao ser perguntado sobre quando seguirá para a reunião.

O presidente interino, cujo governo não é reconhecido por nenhum país, disse que ainda está "consultando assessores e responsáveis de segurança sobre aspectos relacionados à viagem".

"Tenham a segurança de que Honduras vai participar desse diálogo com as autoridades anteriores deste país", afirmou o presidente interino.

Mediador

Óscar Arias, que foi aceito como mediador das negociações, disse ontem que a agenda para a reunião entre o mandatário deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e o líder interino do país, Roberto Micheletti, não foi definida e evitou levantar expectativas sobre os resultados do encontro previsto entre os dois para a quinta-feira.

"Em dois dias a crise pode ser resolvida, assim como é possível que em dois meses não seja resolvida", disse Arias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.