
Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou nesta quinta-feira (13) o ditador da Rússia, Vladimir Putin, pela resposta dele a uma proposta americana de cessar-fogo de 30 dias na guerra entre os dois países do leste europeu, e disse que o líder do Kremlin já está preparando uma resposta negativa à ideia de pausa temporária no conflito.
“Ele está de fato preparando uma rejeição no momento, porque Putin está, é claro, com medo de dizer ao presidente [americano, Donald] Trump que ele quer continuar esta guerra, que ele quer matar ucranianos”, disse Zelensky no seu discurso noturno à população da Ucrânia, segundo informações da agência Reuters.
Mais cedo, Putin havia afirmado que a proposta dos Estados Unidos, já aceita pela Ucrânia, é “correta”, mas que há “questões” a serem discutidas e apresentou uma lista de exigências.
“É por isso que em Moscou eles estão impondo estas condições à ideia de um cessar-fogo, para que nada aconteça, ou para que não aconteça pelo maior tempo possível”, acusou Zelensky.
Durante uma reunião entre representantes ucranianos e americanos na Arábia Saudita na terça-feira (11), Kiev aceitou a proposta dos Estados Unidos de interromper a guerra por um mês. Agora, cabe à Rússia dar uma resposta.
O enviado dos EUA, Steve Witkoff, chegou a Moscou nesta quinta-feira e se encontraria com Putin esta noite, segundo a imprensa americana.







