• Carregando...
Foi a segunda mudança importante na área de segurança promovida pelo presidente da Ucrânia em um mês e meio: no início de fevereiro, ele havia trocado o comandante-em-chefe das Forças Armadas
Foi a segunda mudança importante na área de segurança promovida pelo presidente da Ucrânia em um mês e meio: no início de fevereiro, ele havia trocado o comandante-em-chefe das Forças Armadas| Foto: EFE/EPA/TOLGA BOZOGLU

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu nesta terça-feira (26) o chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksiy Danilov, cujo cargo será ocupado pelo até agora chefe do Serviço de Inteligência Exterior, Oleksandr Litvinenko.

De acordo com os decretos assinados por Zelensky, Oleg Ivashchenko, que anteriormente foi vice-chefe do Serviço de Inteligência Militar ucraniano (GUR), assumirá a inteligência estrangeira.

Danilov foi nomeado chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional em 3 de outubro de 2019, enquanto Litvinenko chefiava a inteligência estrangeira desde 23 de julho de 2021. Zelensky não revelou os motivos da demissão de Danilov.

Em 2022, alguns meios de comunicação escreveram que Danilov estava entrando em conflitos crescentes com o chefe de gabinete de Zelensky, Andrii Yermak, e uma série de outros colaboradores próximos do presidente, de modo que foi gradualmente afastado da zona de influência do presidente.

Entre as mudanças mais notáveis ​​recentemente introduzidas por Zelensky está a demissão, em 8 de fevereiro, de Valerii Zaluzhnyi do cargo de comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, após contradizer o presidente em várias declarações públicas. Sua posição foi assumida por Oleksandr Sirski, até então comandante das Forças Terrestres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]