Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ucrânia

Zelensky diz apoiar cessar-fogo parcial com a Rússia e quer detalhes de Trump

Presidente ucraniano disse defender propostas que levem a uma “paz estável e justa” (Foto: EFE/EPA/STRINGER)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (18) que concorda com um cessar-fogo nos ataques a instalações de energia e infraestrutura durante 30 dias que o ditador da Rússia, Vladimir Putin, acertou na guerra entre os dois países. Putin acordou o compromisso durante um telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Os dois lados, Ucrânia e Rússia, são capazes de não atacar a infraestrutura energética. Nosso lado apoiará isso”, disse Zelensky a jornalistas durante um briefing online, segundo informações da agência Reuters.

O presidente ucraniano, que disse defender propostas que levem a uma “paz estável e justa”, informou que, após o telefonema entre Putin e Trump, falou com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

“Acho que o correto será termos uma conversa com o presidente Trump e saberemos em detalhes o que os russos ofereceram aos americanos ou o que os americanos ofereceram aos russos”, afirmou Zelensky.

Na semana passada, a Ucrânia havia concordado com uma proposta americana de cessar-fogo total de 30 dias, mas a Rússia disse que havia pontos a serem discutidos.

Num comunicado, a Casa Branca informou que Putin e Trump nesta terça-feira “concordaram que o movimento para a paz começará com um cessar-fogo de energia e infraestrutura, bem como negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, cessar-fogo total e paz permanente”.

Segundo informações da CNN, o comunicado acrescentou que negociações sobre esses pontos começarão “imediatamente” no Oriente Médio.

Putin fez exigências durante o telefonema. “Foi enfatizado que a condição fundamental para evitar a escalada do conflito e trabalhar para sua resolução por meios políticos e diplomáticos deveria ser a cessação completa da assistência militar estrangeira e do fornecimento de informações de inteligência a Kiev”, disse o Kremlin.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.