• Carregando...
Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em discurso.| Foto: EFE/EPA/Presidência da Ucrânia

A Rússia está usando os habitantes da Ásia e da África como "moeda de troca" ao bloquear a exportação de cereais da Ucrânia, que armazena 22 milhões de toneladas de grãos em seus depósitos, denunciou nesta segunda-feira (30) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"O bloqueio da Rússia às nossas exportações está desestabilizando a situação em escala global. Como resultado, os alimentos estão se tornando cada vez mais caros em diferentes países. Consequentemente, há uma ameaça de fome. Na África, na Ásia, em alguns países europeus", disse Zelensky, em seu habitual discurso noturno para seus compatriotas.

O exército russo bloqueia portos ucranianos no Mar Negro e apreendeu parte da costa ucraniana do Mar de Azov, então “não podemos exportar 22 milhões de toneladas de grãos que já estão em armazéns em nosso país. Este é o volume que vai entrar no mercado externo", acrescentou o presidente.

Essa ameaça, advertiu, pode se transformar em uma nova crise migratória, que é o que "claramente quer a liderança russa. Eles estão criando deliberadamente esse problema. Para que toda a Europa enfrente dificuldades. E para que a Ucrânia não receba bilhões de dólares por suas exportações. Esses são os bilhões que nossa economia realmente precisa agora".

Segundo Zelensky, com isso, “os habitantes dos países africanos e asiáticos são usados pelo Estado russo simplesmente como moeda de troca”.

Os invasores russos, de acordo com o presidente ucraniano, "já roubaram pelo menos meio milhão de toneladas de grãos e agora estão procurando maneiras de vendê-lo ilegalmente em algum lugar. Vendê-lo de forma a ganhar dinheiro com o roubado e manter o déficit no mercado legal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]