
Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, afirmou neste sábado (29) que o ditador russo Vladimir Putin segue sua jornada de terror sobre a Europa e zomba dos esforços de paz no território ucraniano. A fala foi dada após novo ataque russo às regiões de Dnipropetrovsk, Kiev, Sumi, Kharkiv e Khmelnitsky, que deixaram ao menos quatro mortos.
"A Rússia está zombando dos esforços de paz do mundo, prolongando a guerra e praticando esse terror porque até agora não se sente realmente pressionada. A diplomacia pode funcionar, mas apoiada por medidas que fortaleçam nossos militares e privem os ocupantes de recursos para a guerra", comunicou Zelensky em uma publicação no Telegram.
As críticas de Zelensky também vieram acompanhadas de ressalvas diretas aos seus aliados na guerra. Zelensky analisou que países europeus e os Estados Unidos "sabem o que pode ajudar, qual é o tipo de pressão" que pode refrear as investidas de Putin. "Durante toda a noite, em Dnipro, estiveram eliminando as consequências desse terrível ataque. Até o momento, sabe-se que quatro pessoas foram mortas", analisou.
Além dos quatro mortos, segundo Zelensky, os ataques de 170 drones, incluindo mais de 100 drones de ataque Shahed, também deixaram feridas outras 21 pessoas (entre elas, uma mulher grávida) e danificaram casas, um hotel e um complexo de postos de gasolina, garagens e restaurantes.
"Infelizmente, há destruição em todas as regiões afetadas na Ucrânia. Nossa gratidão contínua a todos aqueles que estão nos ajudando com as pessoas no local após todos esses ataques, resgatando, fornecendo assistência médica e removendo os escombros", acrescentou Zelensky.
VEJA TAMBÉM:



