
Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu uma resposta internacional após os novos ataques russos em solo ucraniano. Cerca de 1.310 bombas aéreas guiadas, nove mísseis e mais de mil drones de ataque russos foram usados contra a população somente na última semana.
"A Rússia está prolongando a guerra, e estamos fornecendo aos nossos parceiros todas as informações sobre os ataques que o Exército russo está realizando e preparando. Esperamos uma resposta dos Estados Unidos, da Europa e de todos os nossos aliados a esse terror contra nosso povo", afirmou Zelensky em texto publicado nas redes sociais.
Após agradecer ao apoio de diversas nações “na importante proteção do solo ucraniano”, Zelensky também relembrou o ataque russo de sábado em Kharkiv, no leste da Ucrânia, que causou duas mortes e feriu pelo menos 35 pessoas, incluindo cinco crianças.
"Ontem à noite, Kharkiv sentiu mais uma vez o horror e o cinismo do terror russo. Pela segunda vez em uma semana, o inimigo lançou um ataque combinado à Ucrânia e disparou sete 'Shahed' contra áreas residenciais, hospitais e infraestrutura da cidade", detalhou.
"O ataque mais insidioso foi dirigido contra o hospital militar", enfatizou, acrescentando que as autoridades municipais estão ajudando o centro em todos os aspectos da recuperação para garantir o tratamento ininterrupto dos militares feridos.
No sábado, Zelesnky já havia alertado que a Rússia "zombava" dos esforços de paz ao prolongar a guerra e praticar terror por "não se sentir realmente pressionada".
"A diplomacia pode funcionar, mas apoiada por medidas que fortaleçam nossos militares e privem os ocupantes de recursos para a guerra", afirmou.
VEJA TAMBÉM:



