• Carregando...

Reportagens como essa sobre a demora na ampliação do Aeroporto Afonso Pena (Gazeta, 26/10) nos deixam mal, pois mostram um país onde nada funciona. Estamos há mais de 30 anos atrasados em relação à duplicação de rodovias, ampliação de aeroportos, portos, ferrovias. Se não temos infraestrutura, como queremos ser um país de primeiro mundo? Sem falar em saúde, educação, segurança, habitação.

Sironi Antonio Cavagnoli

Ampliação do Afonso Pena 2

O que mais se fala sobre o aeroporto de Curitiba é a falta de estrutura. A pista é curta e todo mundo promete resolver, mas até agora não houve nenhuma iniciativa. O governo não tem atitude, e Curitiba e região está perdendo. É uma vergonha a maneira como nosso aeroporto vem sendo tratado.

Antonio Carlos da Silva

Licença do governador

Lamentável ver o governador Beto Richa se licenciar do cargo (Gazeta, 25/10). Parece uma efeméride quando governadores dizem que vão viajar para "estreitar relações comerciais". Viajam à custa do dinheiro público, mas nunca prestam contas para a sociedade que paga a conta. O governador passou o ano fazendo campanha e agora viaja.

João Pinheiro

Semana de três dias

Acho uma pouca vergonha os deputados aprovarem a semana de três dias (Gazeta, 25/10). Política não tinha de ser emprego. Mas o que se pode fazer se os que estão no poder não mudam as leis e acabam com a mamata? Enquanto o povo trabalha de sol a sol para ganhar o salário mínimo, eles deitam e rolam para ganhar bem e não fazer nada.

Abel Scuissiato Jr.

Mensalão 1

Muito justa a pena de Marcos Valério (Gazeta, 25/10). Dinheiro público é para a saúde, segurança pública, educação, transporte, não é para ficar na mão de quadrilheiro. Agora quero ver se a pena é para valer, quero vê-lo entrando no presídio algemado, para toda a nação ver. Se os corruptos começarem a ir para a cadeia, o Estado vai ter de construir vários novos presídios.

Enio Colini Gonçalves Filho, DionísioCerqueira – SC

Mensalão 2

Tem-se a impressão de que Marcos Valério se tornou o bode expiatório do mensalão, até porque nunca foi funcionário público para ser condenado por peculato. Na corrupção há dois agentes, basicamente: corruptores e corrompidos. Cadê a condenação dos demais?

Orlando Vital Ribas, Itapoá – SC

Obras em Curitiba

E as obras em Curitiba? Pararam porque o prefeito perdeu a eleição? Basta ver a Linha Verde Norte ou a Marechal Floriano em frente ao quartel do Exército, no Boqueirão. Já não vemos mais aquela profusão de trabalhadores asfaltando ruas, tirando o mato, pintando as faixas. O que aconteceu?

Marcelo Bordin

Cemitério municipal

Acompanhando os debates em relação aos problemas e soluções da nossa cidade, percebi que nenhum dos nossos candidatos a prefeito de Curitiba abordou um tema de profunda relevância: a falta de espaço nos cemitérios municipais. É preciso estudar a ampliação dos cemitérios existentes ou a construção de um novo ou até um crematório municipal. Esse tema pode parecer sem importância, mas com certeza não é e deve ser colocado na pauta de discussões do nosso futuro prefeito.

Josué Fernandes Costa

Internação compulsória

Acredito que o melhor caminho para livrar o dependente do crack seja a decisão voluntária e não a internação compulsória. O dependente químico tem de se ajudar para poder se livrar dessa droga. Ele mesmo precisa querer parar de usar, fazer terapia sem que ninguém o obrigue.

Pedro Gabriel Freitas Camargo, Matinhos – PR

Meio ambiente

Acho que o diagnóstico feito pelo projeto Águas do Amanhã deveria ser passado aos dois candidatos a prefeito de Curitiba para mostrar como nossos rios estão "mortos", assoreados por lixo e contaminados. É preciso investir mais em saneamento adequado, coleta seletiva de lixo, educação ambiental e proteção de preservação de pequenos córregos e rios, evitando a ocupação de suas margens.

Eduardo José Jankosz

Fenômenos naturais

Por mais que os cientistas se utilizem de moderna aparelhagem de trabalho, nunca poderão ter absoluta certeza dos resultados encontrados. Trata-se de fenômenos naturais, e sobre esses não temos domínio. Com o maior respeito pelos cientistas e seus trabalhos, os resultados não nos permitem que deles tenhamos posse.

Maria Candida Sampaio Benke

Prioridades

Educação é o investimento que mais melhora a vida de qualquer povo. Educar é investir em um futuro com menos violência e mais respeito para com o próximo. Mas educar nunca é prioridade porque torna o cidadão mais crítico, mais ciente de seus direitos, mas também o torna mais cumpridor dos seus deveres.Tirar as crianças das ruas deve ser prioridade de qualquer prefeito com implantação de período integral, para que não sejam aliciadas pelo tráfico como acontece hoje.

Ana Maria da Silva Vosniak

Apoio ao aprendizado

O simples ato de o pai se preocupar com o filho, de perguntar sobre o estudo e questioná-lo sobre o que ele aprendeu na escola é um incentivo e um grande aliado ao estudo. Com a cobrança dos pais, o aprendizado das crianças vai melhorando gradativamente.

Victor Enrique Biasone Fernandez, Foz do Iguaçu – PR

Acidente

A prefeitura deveria proibir o revestimento com placas, ladrilhos, azulejos e outros tipos de materiais de revestimento em paredes de edifícios. Qualquer engenheiro sabe que, com o passar do tempo, há infiltração de água, fazendo que o revestimento se desprenda.

Alceu Santo, Campo Largo – PR

Restaurantes

Com relação à pergunta sobre a higiene nos restaurantes (Gazeta, 26/10), com certeza devemos escolher restaurantes bem higienizados, pois vai saber onde a mão das cozinheiras passou? Se não existir boa higiene, você pode pegar uma doença.

Matheus Seben, Matinhos – PR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]