• Carregando...
Autismo: norma internacional auxilia instituições a fornecerem uma educação mais inclusiva
| Foto: Unsplash

A cada 110 pessoas, uma é portadora do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), segundo o CDC (Center of Deseases Control and Prevention), entidade ligada ao governo dos Estados Unidos. Esse parâmetro indica cerca de 2 milhões com TEA no Brasil, número expressivo e que deve ser considerado por todas organizações educacionais.

Para não segregar alunos com TEA ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo, a escola necessita que a inclusão seja um pilar em sua gestão. A norma internacional ISO 2100 (Sistema de Gestão para Organizações Educacionais) assegura que os educadores e demais envolvidos na organização que tenham contato com pessoas com deficiência (PCD) possuam treinamento especializado.

Uma organização educacional certificada com essa norma também deve manter comunicação e um bom relacionamento não apenas com seus alunos, educadores e profissionais, mas com as famílias dos estudantes, que poderão se envolver na gestão escolar. A ISO 21001 pode ser aplicada em organizações públicas ou privadas, independentemente da modalidade (presencial, online e híbrida) ou também se aplica em casos que a atividade principal não seja educacional, como departamentos de treinamentos profissionais. O processo de certificação é iniciado com a solicitação da organização para uma entidade certificadora, envio de documentos e realizações de auditorias.

A escola é o primeiro lugar que uma criança desenvolve vínculos sociais fora do círculo familiar, sendo importante até em processos de diagnósticos, considerando os educadores e profissionais treinados que a norma exige. E por incorporar o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act, em português, planejar, fazer, checar e agir), é possível corrigir falhas e também evoluir a partir de resultados já positivos.

A ISO 21001 é uma norma de 2020, e conversa diretamente com pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa (LBI) com Deficiência de 13.146, em vigor desde 2016, com objetivo de assegurar e promover direitos, liberdades fundamentais, inclusão social e cidadania de pessoas com deficiência.

A LBI enfatiza que haja disponibilidade de professores para atendimento de alunos com deficiência e de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistida, sendo esses requisitos para a certificação com a norma.

Alessandra Gaspar Costa é diretora executiva da APCER Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]