• Carregando...

O terceiro maior sonho do brasileiro é ter um negócio próprio, atrás somente da casa própria e de viajar. O Brasil já está à frente dos Brics quando se fala em quantidade de empreendedores, sendo que uma pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor trouxe que 34 em cada 100 brasileiros adultos (ou seja, com idades entre 18 e 64 anos) possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Número em crescimento, pois há dez anos eram 23% os brasileiros empreendedores. Hoje, metade deste grupo é de jovens e a outra metade tem mais de três anos e meio de atividade no ramo. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem cerca de 20% de empreendedores entre os adultos, contra 16% do Reino Unido.

Mas ainda falta capacitação para o empreendedor brasileiro. São poucos os casos como os de jovens que faturam milhares de reais ano após ano, como a franquia Fit Cookies, curitibana, que traz doces para o público que cuida da alimentação e frequenta academias em todo o país.

Os jovens têm muita vontade de empreender, mas a ansiedade faz com que esse processo comece sem um planejamento consolidado

Em 2014, a Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo e empreendedores de alto impacto, pesquisou que os jovens dominam a parte operacional em que atuam, mas faltam noções de negócios, como controlar o fluxo de caixa, interpretar demonstrativos financeiros e avaliar investimentos. Ou seja, existe uma vontade de abrir um negócio próprio, mas ainda falta preparo.

O que fica claro é que os jovens têm muita vontade de empreender, mas a ansiedade faz com que esse processo comece sem um planejamento consolidado. Sendo assim, o novo negócio já começa debilitado, colocando em risco o alcance das metas e objetivos.

Para um empreendimento de sucesso, o foco nas atividades, o relacionamento entre os empresários e a capacitação dos empreendedores são itens fundamentais. Acreditar no talento e arriscar, encontrar aliados com perfis complementares, identificar uma necessidade e oferecer uma solução são alguns truques para se desenvolver um país empreendedor e continuar a aumentar as oportunidades de novos negócios sendo criados a cada mês, com preparo.

Adriano Tadeu Barbosa é supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu e fundador da Ponto Pessoal, primeira agência brasileira especializada em comunicação e marketing para pessoas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]