Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

Combustíveis sustentáveis: uma opção em prol da qualidade do ar

Alta do etanol também puxou a gasolina para cima e teve forte impacto no IPCA de novembro de 2022. (Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Atualmente, uma das maiores preocupações de qualquer administração pública, seja municipal, estadual ou federal, e também da sociedade em geral é emissão de gases do efeito estufa. Isso porque atravessamos um momento de alta emissão de gases do efeito estufa, sendo a frota de veículos responsável por boa parte desse processo poluidor por conta do uso de combustíveis.

A solução para minimizar esse quadro passa pela transição energética, a partir do uso de combustíveis sustentáveis. A própria legislação brasileira já prevê isso, na Lei 13.576/2017, que reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética nacional, junto com a contribuição para a segurança energética, previsibilidade de mercado e mitigação das emissões de gases de efeito estufa no setor de combustíveis.

A campanha 'Movido pelo Agro' é apenas mais um movimento do Sistema FAEP em prol da sustentabilidade. Afinal, a agropecuária é o setor que mais garante a preservação do meio ambiente, seguindo rígidas regras de conservação

Mas sabemos que não basta apenas criar leis. É preciso fomentar para que estas saiam do papel para ganhar a prática no dia a dia das pessoas, inclusive nas ações mais rotineiras como abastecer o carro com combustíveis renováveis. Por isso o Sistema FAEP lança o programa “Movido pelo Agro” no Paraná, para incentivar o consumo de etanol, combustível sustentável produzido pelo setor agropecuário e que contribui para redução da emissão de gases do efeito estufa. O propósito da ação é atingir cada cidadão paranaense, nos 399 municípios do nosso Estado, levando até eles a reflexão sobre a possibilidade de abastecer com etanol.

Os argumentos para isso são simples e objetivos. Segundo a Agência Internacional de Energia, na comparação com outros combustíveis como a gasolina, o etanol reduz em 89% a emissão de gases do efeito estufa, como gás carbônico, o metano e óxido nitroso. Além disso, por ter maior octanagem em relação à gasolina, o etanol melhora o desempenho do motor. No cenário macro, ainda estaremos estimulando a economia do país e reduzindo a dependência do petróleo vindo de outras partes do mundo.

VEJA TAMBÉM:

Para dar o exemplo, a lição precisa começar dentro de casa. Por isso, a partir de agora, a frota de 52 veículos do Sistema FAEP passa a ser abastecida exclusivamente com álcool combustível, considerado uma fonte de energia renovável. Cada veículo roda, em média, 3 mil quilômetros por mês, totalizando 156 mil quilômetros. Com a opção pelo etanol em vez de outros combustíveis, vamos deixar de emitir 263,8 mil quilos de gás carbônico por ano, que demandariam 1.820 árvores para absorção. Ou seja, diante de números e fatos, não há por que utilizar um combustível fóssil, como a gasolina, se temos uma alternativa produzida pelo meio rural, a partir da cana-de-açúcar e do milho, com uma série de vantagens, sobretudo em relação ao meio ambiente.

A campanha “Movido pelo Agro” é apenas mais um movimento do Sistema FAEP em prol da sustentabilidade. Afinal, a agropecuária é o setor que mais garante a preservação do meio ambiente, seguindo rígidas regras de conservação. Por isso, temos certeza de que essa campanha é mais um esforço necessário para conscientizar a população e transformar em ainda mais sustentáveis os hábitos e ações da população do Paraná.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.