• Carregando...
Homem e tecnologia
A Inteligência Artificial parece ter chegado a um ponto de inflexão para atingir as massas.| Foto: Freepik

Halo é uma popular franquia de jogos do universo da ficção científica em que a humanidade está em guerra com uma coalizão alienígena chamada Covenant. Master Chief, protagonista da série, é um super soldado conhecido como Spartan, criado e treinado desde a infância para o conflito. Chamado também por John-117, ele é um personagem icônico, com sua armadura verde característica e habilidades de combate excepcionais.

John tem uma relação especial com Cortana, uma inteligência artificial avançada que o auxilia em suas missões e fornece informações vitais, táticas e estratégicas, como navegação pelo ambiente, hackeamento de sistemas (ex. abrindo portas) e pesquisas  de  informações em uma base de dados gigantesca, provendo análises extremamente avançadas para o ser humano, além de fornecer suporte emocional.

Quando o jogo original foi lançado em 2001, creio que seus idealizadores não poderiam imaginar que iriam conhecer algo similar à Cortana durante suas vidas. Mas com o surgimento do ChatGPT, a ampla concorrência entre Google, Microsoft, Alibaba e, agora, Elon Musk, somado a investimentos em torno de 276 bilhões de dólares (Fonte: Instituto da Universidade de Stanford para IA) em empresas do ramo – crescendo ano a ano – tenho convicção que a ficção se tornará realidade.

A história humana está repleta de casos onde invenções realizadas com boas intenções foram usadas por forças do mal, exemplo recente são as redes sociais.

Praticamente não existirá área onde humanos deixarão de usar seu/sua assistente. Ao abrir a geladeira seremos surpreendidos por indagações como: “Sr(a), percebo que alguns dos produtos que você mais gosta como leite sem lactose, chocolate sem açúcar e cereais orgânicos estão faltando, já analisei todos os supermercados que fazem entregas nesta região, todas as formas de delivery, e já tenho a combinação mais barata para entregar amanhã às 9:00, você autoriza?”.

Na vida profissional será igual e seremos contatados novamente: “A empresa XPTO que nos processou sugere finalizarmos o caso por meio de acordo. Com base no histórico do juiz que irá julgar o caso, você tem uma probabilidade de 95% de vencer; deseja ignorar este e-mail, responder que não estamos interessados no acordo, ou devo sugerir datas para uma reunião?”

No escritório, você recebe um fornecedor, que conta uma história que precisará aumentar seus preços em 11% devido a inflação. A assistente não tardou em reagir: "posso perceber pela voz e comportamento que existe uma chance de 80% dele não estar contando toda a verdade. Chequei todos os fornecedores deste produto no mundo, e aumento a chance dele estar equivocado na apresentação dos fatos em 98%. Existem outros 3 fornecedores com preços melhores e serviço equivalente aqui na região”. O desafio se torna especialmente interessante, porque o outro lado também terá seu assistente: “Sr. Consigo sustentar 6% de aumento com base nas evidências de mercado”.

No âmbito pessoal: “Sr. Percebo que a vendedora da farmácia mostrou interesse por você, que tem uma chance de 83% de conseguir o telefone dela se pedir. Porém já aviso, nas redes sociais ela aparece em algumas fotos fumando”.

A verdade é que o ChatGPT já demonstra  que certas atividades, que anteriormente poderiam levar para seres humanos dias, às vezes semanas, podem ser realizadas hoje em minutos. Usando como âncora o ganho de produtividade e o crescimento econômico que trouxe a web 1.0 (anos 90) e 2.0 (anos 2000), e presumindo todas as outras coisas iguais (sem novas guerras, pandemias, etc), o planeta terá talvez duas décadas do maior ganho de produtividade e crescimento econômico da história humana.

O impacto na sociedade será transversal, em minha opinião revolucionando a saúde, com a cura de doenças como Alzheimer, o câncer e tratamentos personalizados com base no seu DNA, histórico e ambiente externo. Ainda, acredito que a IA será capaz de criar soluções para problemas climáticos como aquecimento global e poluição dos mares; estratégias políticas para maximizar resultados do governo com base na composição do congresso e supremo tribunal; bem como proporcionar uma educação com ensino individualizado. E digo mais, estas tecnologias ainda alcançarão a erradicação da pobreza, considerando todas suas dimensões; transporte com redução de custos, tempo e emissões de poluentes; urbanização ajudando prefeitos, e, para finalizar, pesquisa e inovação em todas as áreas.

Os pessimistas vão focar nos problemas: perda de empregos, viés e discriminação, privacidade, ameaças à segurança, transparência, preocupações éticas, uso pelo crime organizado e ditaduras. De fato, a história humana está repleta de casos onde invenções realizadas com boas intenções foram usadas por forças do mal, exemplo recente são as redes sociais. Mas considere o impacto total da tecnologia sobre a humanidade, como exemplo comparando indicadores de 1750 com os atuais: Expectativa de vida - 27 vs 72, mortalidade infantil - 15-30% Vs 2.8%, alfabetização - 10-15% vs 86%, PIB per capita cresceu aproximadamente 20 vezes, o acesso a eletricidade antes praticamente nulo vs 90%.

Minha “ficha caiu” quando depois de me debruçar por anos em alguns conceitos de “matemática estocástica” e algumas teorias de astrofísica, onde livros, Youtube e a web não me ajudaram, o ChatGPT o fez em segundos, com exemplos e explicações diretas ao ponto. Ou seja, hoje, não teria que perder tempo procurando e consumindo livros, artigos e vídeos não relevantes. Em 1 minuto, adquiri resposta para minhas dúvidas que tinha há anos.

Com os desafios da sociedade moderna, como a perda de biodiversidade, alterações climáticas, desastres ambientais, possível holocausto nuclear, pandemias, a perda da liberdade individual com a ascensão de governos autoritários, risco biotecnológico e nanotecnologico é bom saber que teremos um bom amigo, mesmo que virtual, para nos ajudar a superar todas essas batalhas.

Daniel Schnaider é sócio da Platform Capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]