Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião do dia 1

Computador nas escolas do ensino público

Problemas de manutenção, uso pedagógico inadequado, dificuldade de acesso à internet, tudo isso e muito mais torna ainda a utilização do computador nas escolas bastante precária, sem o aproveitamento que se esperava, não apenas dos alunos como principalmente dos professores, que não têm familiaridade com os computadores, nem sabem como usá-los em projetos didáticos. O mais enervante é a constante falta de auxílio técnico, que acaba fazendo com que muitas máquinas acabem empilhadas, sem utilidade alguma, no aguardo de suporte técnico.

Por maior empenho que haja, ainda o uso do computador nas escolas fica aquém do que se espera e não há escola modelo nesse sentido. "Faz muita falta um professor específico para coordenar o uso dos computadores, tanto na parte técnica quanto na pedagógica – afirma o diretor da E.E.D. Cirene Laerte, no Jaçanã, na capital paulista, Edílson Henrique Marques. Na prática, os educadores ficam com receio de usar o equipamento e não levam seus alunos ao laboratório. Só aqueles que já têm familiaridade com a informática se sentem mais à vontade. Na manutenção, não temos recursos próprios e ficamos na dependência da diretoria de ensino ou da boa vontade da comunidade local".

Essa situação explicita o quanto temos ainda que trabalhar para vencer o desafio de viabilizar a inclusão digital nas escolas, permitindo que tanto alunos quanto professores tenham o melhor aproveitamento didático e pedagógico com os recursos informacionais. Em relação à internet, por exemplo, é certo que os sistemas de buscas em muito dinamizaram as pesquisas, especialmente pelo amplo leque de possibilidades em obter informações, sobre todo tipo de assunto. É preciso que hoje os professores tenham consciência do quanto a informática pode servir como instrumento de auxílio, tendo em vista as exigências de precisão da informação no mundo globalizado em que vivemos. Prevalece a máxima de que saber é poder, isto é, quem tem informação, tem mais chances de melhor discernir e fazer melhores escolhas, em meio às tantas exigências do nosso tempo.

Na verdade, alunos e professores devem superar qualquer tipo de receio no lidar com a informática, vencendo os obstáculos técnicos, devem se aprofundar, cada vez mais, no melhor modo de operar tais equipamentos, pois assim conseguirão resultados mais satisfatórios. Todos devemos estar empenhados na superação das dificuldades para que haja possibilidade de bem otimizar os recursos existentes, para o bem de todos. O computador faz parte hoje da nossa realidade, é uma ferramental imprescindível, daí porque temos o dever até de estudar mais e aprofundar os conhecimentos técnicos de sua utilização, pois só assim será possível termos um bom aproveitamento. É um desafio do nosso tempo, que requer de todos nós, profissionais da Educação, boa vontade e disposição de buscar o aprimoramento, para que haja um melhor exercício do magistério, em todos os aspectos. A tecnologia, nesse sentido, é uma colaboradora a mais no processo educacional, um instrumento auxiliar que certamente muito contribuirá para que a informação – aliada à formação de valores – dê a capacitação técnica e intelectual que precisamos para alcançar um melhor nível educacional, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio e Superior.

Valmor Bolan, doutor em Sociologia, é reitor do Centro Universitário Ibero-Americano – Unibero (SP).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.