
O editor de Esportes da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Junior, foi o convidado da última reunião do ano do Conselho de Leitores. O jornalista está há 4,5 anos na função, à frente de uma equipe de 13 repórteres e editores. A editoria de Esportes tem uma das rotinas mais aceleradas do jornal, principalmente por causa da cobertura dos campeonatos de futebol, com jogos à noite e nos fins de semana.
Com frequência, a equipe produz duas edições no mesmo dia, com conteúdo específico para o interior do estado e outro para a tiragem da capital.
Ao longo de duas semanas, os conselheiros examinaram e avaliaram o trabalho coordenado por Leonardo e se prepararam para um debate de duas horas sobre a cobertura esportiva da Gazeta do Povo.
A editora Antônia Schwinden fez sugestões para melhorar o texto do caderno, entre as quais a de se evitar os chavões típicos da cobertura futebolística. "Não vamos levar o lugar comum do campo para o jornal", ponderou. E também sugeriu que uma jornalista faça crônica esportiva regularmente.
Os conselheiros sugeriram ainda que a Gazeta saia à frente na cobrança por investimento nos talentos olímpicos brasileiros e levante debates em torno de questões como a ética no futebol e no esporte em geral.
Integram o Conselho de Leitores da Gazeta do Povo: Antônia Schwinden, Barbara Snizek, Carlos Alberto Faraco, Eleonora Greca, Eliane Bordini, Glaci Cardoso de Carvalho, Gregório de Bem, Herbert Richert, Luciana Mallon, Marcos Schier, Miguel Carlos Riella e Zuleika Loureiro Giotto



