• Carregando...

Um ministério poderia despontar ao propor uma saída para este ciclo marcado por esquemas de corrupção no país. Os novos intelectuais e educadores no Brasil estão discutindo no MEC as habilidades necessárias para lidar com o mercado de trabalho e a formação do servidor público? Um conjunto de capacidades que engloba colaboração, resolução de problemas, planejamento financeiro, tomada de decisão, gestão de projetos e emoções é fundamental para navegar no mundo atual e será cada vez mais indispensável no futuro.

O momento de crise no país pede um olhar crítico sobre a educação dos próximos políticos e empresários

Essas competências estão ganhando um lugar especial em vários programas e políticas educacionais, desde a educação infantil até a educação corporativa, mas é necessário um projeto nacional dedicado a essa temática. O ensino focado em serviços e baseado em projetos favorece a integração entre os conteúdos discutidos em sala de aula e os problemas reais vivenciados pela população. Temas centrais deveriam ser utilizados para ensinar as matérias do currículo tradicional de um jeito integrado.

Essas novas estratégias de aprendizado aproximam o cotidiano da escola do mundo atual e desenvolvem competências. Além disso, promovem o senso de comunidade e cidadania, criam consciência democrática, política e ligada aos temas de sustentabilidade. Em outras palavras, trazem mais sentido para a experiência de aprender.

Atividades “mão na massa”, com foco na fabricação de objetos e produtos, deveriam contar com impressoras 3D, kits de robótica, máquinas de corte a laser, entre outros materiais. Essa experiência já está sendo desenvolvida em vários países. A educação matemática crítica também deveria ser considerada, pois promove debates acerca de temáticas como poder, democracia e interesses políticos. Ao se trabalhar com ela, é possível mostrar ao aluno outras facetas do papel da disciplina na sociedade, tornando-a uma ferramenta importante na busca de uma economia inovadora.

O momento de crise no país pede um olhar crítico sobre a educação dos próximos políticos e empresários. Estamos pensando no mercado de trabalho com os olhos bem abertos ou ficando na mesmice do passado?

Priscila Pereira Pinto é diretora-executiva do Instituto Millenium.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]