Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

Fé e razão: Cardeal Newman será proclamado Doutor da Igreja

O Papa Leão XIV anunciará São João Henrique Newman como Doutor da Igreja, reconhecendo seu legado doutrinário na fé católica. (Foto: John Everett Millais/Galeria Nacional de Retratos de Londres/Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

O Papa Leão XIV confirmou na quinta-feira que São João Henrique Newman será em breve reconhecido como Doutor da Igreja. A medida é o mais recente reconhecimento da profunda influência de Newman sobre os católicos nos quase 135 anos desde sua morte. “Precisamos de mais disso das nossas universidades”, acrescentou Roberts.

“A decisão do Papa Leão XIV de nomear São João Henrique Newman Doutor da Igreja é oportuna. Seus ensinamentos têm contribuído repetidamente para o magistério, especialmente sua compreensão do desenvolvimento doutrinário como preservação do depósito da fé, da infalibilidade papal, de sua compreensão da Igreja, da educação e da espiritualidade. Newman não é o primeiro convertido a se tornar Doutor da Igreja, mas é notável porque todo o seu pensamento se orienta em torno da conversão da mente e do coração a Jesus Cristo”, disse Chad Pecknold, professor de teologia na Universidade Católica da América, em Washington.

A conversão de Newman serviu de guia para outros protestantes que buscavam "nadar no Tibre", ou seja, converter-se ao catolicismo romano. Isso se refere ao Rio Tibre, que atravessa Roma e está intimamente associado ao Vaticano.

E, no mais de um século desde que Newman viveu, a igreja não viu escassez de outros convertidos. O Padre Richard John Neuhaus deixou o luteranismo e se mudou para Roma em 1990. Seu sucessor como editor da First Things, RR Reno, deixou a Igreja Episcopal para se converter à fé católica em 2004. Outros, como o presidente e editor executivo do Daily Signal, Rob Bluey, estão atualmente fazendo essa jornada.

O reconhecimento formal de Newman como modelo espiritual para os católicos ocorreu em três pontificados. O Papa Bento XVI beatificou o cardeal inglês em 2010, e ele foi canonizado como santo na Igreja Católica pelo Papa Francisco em 2019.

Ao nomear Newman Doutor da Igreja, o papa reconhece suas contribuições significativas à teologia e à doutrina, juntando-se a um grupo augusto que inclui Agostinho, Tomás de Aquino e Hildegard von Bingen.

Newman nasceu em 21 de fevereiro de 1801, em Londres, filho de um banqueiro e descendente dos protestantes franceses conhecidos como huguenotes (algo que ele tem em comum com o Secretário do Tesouro, Scott Bessent).

Ele estudaria estudos clássicos no Trinity College, em Oxford; tornaria-se membro do Oriel College; e seria ordenado padre anglicano em 1825. Reagindo à notícia na plataforma de mídia social X, Kevin Roberts, presidente da Heritage Foundation, escreveu: “Notícias tremendas sobre um dos grandes pensadores da era moderna”.

Roberts citou então uma das obras de Newman: “Se, então, um objetivo prático deve ser atribuído a um curso universitário, eu diria que é o de formar bons membros da sociedade… É a educação que dá ao homem uma visão clara e consciente de suas próprias opiniões e julgamentos, uma verdade em desenvolvê-los, uma eloquência em expressá-los e uma força em defendê-los. Ela o ensina a ver as coisas como elas são, a ir direto ao ponto, a desembaraçar um novelo de pensamento para detectar o que é sofístico e descartar o que é irrelevante.”

Na adolescência, Newman era inicialmente um praticante do cristianismo evangélico, mas com o tempo tornou-se um alto membro da igreja comprometido com a tradição anglicana.

VEJA TAMBÉM:

Newman apaixonou-se pelos sacramentos e pelo culto litúrgico, resquícios do catolicismo romano deixados pela Igreja da Inglaterra após a Reforma

Essa convicção levou o clérigo inglês a se tornar um líder no movimento de Oxford, atuando como colaborador dos Tracts for the Times. Nessas publicações religiosas, Newman e outros buscavam trazer a Igreja da Inglaterra de volta às suas raízes "católicas", definidas por Newman como a prática fiel do cristianismo primitivo, conforme elucidado pelos Padres da Igreja.

Com isso, o estudioso inglês propôs-se a forjar um caminho intermediário entre os "protestantes populares", como os chamava, e a Igreja Católica Romana. Mas, para citar William Butler Yeats, "As coisas se desintegram; o centro não se sustenta".

A adesão de Newman à tradição católica o levaria, em última análise, a ver a moderna Igreja Católica Romana como a sucessora legítima da Igreja Cristã primitiva. A discussão do inglês sobre essa conclusão seria publicada em 1845, mesmo ano em que ele finalmente entraria em comunhão com Roma.

Após ser ordenado sacerdote da Igreja Católica, Newman dedicou esforços consideráveis para melhorar a situação de seus companheiros católicos, que enfrentavam severa perseguição na Inglaterra. Newman foi nomeado cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879.

©2025 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: St. John Henry Newman to Be Elevated by Pope to Doctor of the Church

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.