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A Semana Nacional de Trânsito ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. Dentre as iniciativas organizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está a divulgação da mensagem “Seja você a mudança no trânsito”. A seguradora Líder-DPVAT, que administra o seguro DPVAT, apoia esta importante campanha de conscientização porque as estatísticas de trânsito no Brasil são alarmantes. De 2010 a 2014, a quantidade de pagamento de indenizações por acidentes de trânsito cresceu 203%.

O trânsito brasileiro é muito violento, mas ainda há desconhecimento da sociedade sobre a gravidade dos riscos a que todos estão sujeitos ao dirigir uma moto, ao atravessar uma rua ou viajar de carro. No primeiro semestre de 2015, o número de indenizações pagas chegou a 344 mil; 7% deste total são de indenizações referentes à morte e 78%, de invalidez permanente. Ou seja, em um semestre, quase a população de uma cidade inteira de porte médio ficou inválida ou morreu.

Soluções para um trânsito mais pacífico e seguro envolvem mudanças de hábitos, investimentos e fiscalização

Não há o que comemorar diante desse cenário, mas algo mudou. No primeiro semestre de 2013, o número total de indenizações pagas havia crescido 29% em relação ao mesmo período do ano anterior; em 2014, de janeiro a junho, esse crescimento foi de 14%. Em 2015, a alta no número de indenizações pagas foi de 1% na comparação com o primeiro semestre de 2014. Essa diminuição já é um sinal de que o trânsito brasileiro pode ser menos violento. E vai ser, se continuarmos a trabalhar por isso e a apoiar iniciativas que dão resultado, como as campanhas educativas e a fiscalização. A Operação Lei Seca, aprovada em 19 de junho de 2008, modificou o Código de Trânsito Brasileiro proibindo o consumo de álcool por condutores de veículos. Em 2011, a lei passou a ser mais rígida, tornando crime dirigir sob o efeito de qualquer quantidade de álcool.

Como consequência, observamos o número de mortes cair 11% no primeiro semestre de 2015. As indenizações por Reembolso de Despesas Médicas caíram 5%. Já as indenizações por invalidez permanente subiram 4% – mas em 2014, nesse mesmo período, elas haviam crescido 21% em relação a 2013.

Podemos concluir que as campanhas para a educação no trânsito e a forte fiscalização vêm contribuindo para tornar as ruas e estradas mais seguras. Além de maior consciência em relação aos malefícios do álcool na direção, a Lei Seca também permitiu que os agentes de trânsito fiscalizassem de forma mais eficaz as condições em que os veículos trafegam pelo país, obrigando os condutores a circular com seus carros vistoriados e com todos os equipamentos de segurança em boas condições de uso. A decisão do governo de tornar obrigatória a instalação de freios ABS e airbag em todos os carros, a partir de janeiro de 2014, colabora para diminuir a gravidade dos acidentes. Os efeitos dessas medidas já são sentidos e passarão a ficar mais evidentes ao longo dos próximos anos.

A Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade de a sociedade se engajar para a redução dos acidentes de trânsito. Um momento também de propor novos caminhos para a resolução de problemas que persistem, como os acidentes com motos, que correspondem a 27% da frota nacional e 76% das indenizações pagas pelo seguro DPVAT no primeiro semestre de 2015. Soluções para um trânsito mais pacífico e seguro não são tão simples, pois envolvem mudanças de hábitos, investimentos e fiscalização, mas para acabar com essa guerra no trânsito todos precisam se envolver.

Ricardo Xavier é diretor-presidente da seguradora Líder-DPVAT.
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