Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Antonio Cabrera

O conto de fadas da Alemanha verde

Energia eólica offshore
Aerogeradores no Mar do Norte, entre Alemanha e Dinamarca: por “energia limpa”, alemães vão derrubar floresta milenar. (Foto: Christian Charisius/EFE)

Ouça este conteúdo

Quem não lembra de João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e A Bela Adormecida? Ah, eles são filmes da Walt Disney. Errado. Eles são parte dos famosos contos dos Irmãos Grimm, que se tornaram verdadeiros clássicos da literatura infantil. Foram escritos por Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, que utilizaram uma linguagem mais condizente com o público infantil, além de incluir ilustrações nos contos publicados. Como desde criança aprendi que, daqui a alguns anos, você será a mesma pessoa, exceto pelos livros que leu e as pessoas que conheceu, acredito que foi pelas páginas dos Irmãos Grimm que descobri um novo mundo por meio da leitura. Era uma experiência única ler aqueles maravilhosos contos escritos nas “florestas germânicas antigas” - na Alemanha.

Sendo assim, como estou na Alemanha, resolvi conferir uma notícia que li recentemente e conhecer essas florestas que inspiraram o Lobo Mau ou a Branca de Neve. Digo isso porque a indústria eólica está destruindo a floresta alemã milenar que inspirou os contos de fadas dos Irmãos Grimm. Infelizmente, essa não é a primeira surpresa desagradável sobre a questão da sustentabilidade na Alemanha. Recentemente estive em Kerpen-Manheim, o lugar onde Michael Schumacher nasceu, cresceu e se tornou esse fenômeno mundial da Fórmula 1. Foi nessa cidade que Schumacher se casou com sua esposa, Corinna, e deu os primeiros passos em um kartódromo. Mas a tristeza é que toda a cidade foi destruída, e fui um dos últimos a visitar o lugar, pois a cidade inteira está sendo demolida para dar lugar à maior mina de carvão a céu aberto da Alemanha, deixando praticamente quase nada de pé. Tudo isso apesar de a Alemanha trombetear que vai eliminar o carvão em 2029 – ou seja, uma política ambiental de pura hipocrisia.

Mas hoje a perplexidade mexeu com as minhas memórias de infância. Na Floresta de Reinhardswald, perto de Kassel, conhecida como Floresta dos Contos de Fadas, uma paisagem natural e cultural até então intocada, com árvores de mais de 500 anos, está agora sendo destruída de forma irreversível. A região, que desempenha um papel central nos contos de fadas dos Irmãos Grimm, está sendo transformada em um canteiro de obras industrial de grande porte, composto por turbinas eólicas gigantes.

VEJA TAMBÉM:

Serão milhares de metros quadrados de uma floresta milenar desses contos de fadas que conheci em tenra idade. Reforçando: a maior área florestal contígua do estado alemão de Hesse se tornará uma área de indústria eólica. É uma profunda ironia que o ativismo desenfreado por “energias renováveis” esteja destruindo esse tesouro da literatura mundial. Sim, a Floresta Reinhardswald é conhecida como “o tesouro das florestas europeias” ou “a floresta dos contos de fadas dos Irmãos Grimm”. Para construir as turbinas eólicas de 244 metros de altura, grandes estradas estão sendo abertas na floresta, milhares de árvores são derrubadas, encostas são niveladas e grandes quantidades de cascalho são empilhadas no solo. Tudo isso causará danos e destruição irreversíveis nesse biótopo florestal.

William Shakespeare, talvez um dos maiores mestres da literatura, escreveu que “há quem diga que todas as noites são de sonhos. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado”. Quando criança, eu sempre sonhava com essa floresta encantada dos textos dos Irmãos Grimm, agora sendo colocada abaixo. Sabe, como um grande admirador dos Irmãos Grimm, quero dizer que eu não posso controlar o que a Alemanha fala sobre o meio ambiente do Brasil – mas, quando vejo tudo isso, consigo afirmar que eles não têm nada a ensinar ao Brasil.

Antonio Cabrera foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária.

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.