• Carregando...

O descaso no Brasil é geral – e com a cultura não é diferente. A classe artística de Curitiba está há dois anos sem o lançamento do edital do Mecenato Subsidiado, que deveria, por lei, ser lançado pelo menos uma vez por ano. O último edital é de dezembro de 2011. As verbas previstas, em vez de subirem, acompanhando as demandas, diminuem, mesmo com as promessas em contrário de políticos e gestores da área.

Há anos o Fórum das Entidades Culturais tem cobrado ações mais concretas da Fundação Cultural de Curitiba, no sentido de organizar os editais de cultura, tanto do Mecenato quanto do Fundo Municipal de Cultura. Mas sempre o descaso tem sido a regra, não havendo explicações claras para os trabalhadores do setor. O novo prefeito assumiu há pouco mais de um ano, assim como a nova diretoria da Fundação Cultural de Curitiba. O novo prefeito garantiu, publicamente, que envidaria esforços para liberar 1% para a cultura em Curitiba, como exige o Plano Nacional de Cultura.

O Fórum das Entidades já protocolou vários ofícios no ano passado e também neste ano de 2014, pedindo esclarecimentos sobre os editais e sobre a situação da cultura em Curitiba. A demanda está reprimida, gerando dificuldades variadas aos produtores e artistas locais, criando descontinuidade, dificultando a sustentabilidade profissional, desanimando o setor que já não acredita mais em promessas eternas dos gestores e políticos.

Entra partido e sai partido, parece que todos seguem a mesma cartilha: desrespeito, descaso e falta de atenção para com a cultura. Discurso não falta: muita oralidade, reuniões e viagens, mas não passa disso. Promessas aos montes, mas que não se cumprem. Parece que estamos fadados ao domínio programático de partidos políticos incompetentes que amarram todas as ações em função de seus interesses partidários.

Na esfera estadual a coisa está pior, pois, além das verbas diminutas, reduzidas ainda mais nesta gestão, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), criado pela Coordenação de Incentivo à Cultura (CIC), aprovado há meses pelo Conselho Estadual de Cultura, está parado na Secretaria da Fazenda, aguardando definições para poder ser lançado. Este edital já deveria ter sido lançado no primeiro semestre do ano passado, mas até agora passeia pela sala de burocratas descomprometidos com a situação difícil do setor cultural em todo o estado do Paraná.

Já na esfera federal, a PEC 150, que prevê melhorias para a cultura no Brasil, está parada há mais de dez anos, apesar das tentativas do setor de vê-la aprovada.

É a festa do descaso que sai às ruas, demonstrando toda a sua competência. Salve(m) o Brasil!!

Jul Leardini, diretor de cinema e teatro, é membro do Conselho de Cultura do Paraná e do Fórum das Entidades Culturais Curitiba – Paraná.

Dê sua opiniãoVocê concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]