• Carregando...

O Movimento Pró-Paraná, entidade de integração e relações institucionais do Paraná, lembra que desde 2009 colocou-se intransigentemente em defesa da indicação do professor Luiz Edson Fachin para o elevado cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Nossa instituição nunca esmoreceu, lutando em favor do pleito quando surgiam vagas e tornou-se vitoriosa, com justiça e sabedoria, quando a presidente Dilma deliberou destinar a Fachin a cadeira deixada disponível por Joaquim Barbosa.

Contempla-se o Paraná e repete-se o feito ocorrido no passado na pessoa do saudoso ministro Ubaldino do Amaral, na Primeira República, de ter lídimo paranista na egrégia corte. Trata-se de uma escolha postergada, mas sempre merecida, diante da somatória de virtudes do futuro novo ministro Fachin, reconhecida finalmente. A indicação é precisamente fruto de seu inigualável e notável saber jurídico – ele sustentou a criação de novas e importantes leis em vigor, regulando a vida privada, com tutela do patrimônio mínimo familiar e o direito da paternidade socioafetiva – valorizando sobremaneira a dignidade humana.

Será uma conquista exemplar, que nos revigora o entusiasmo para lutar mais pelas nossas causas

Cordial, culto, humilde e honesto, demonstra-se sempre disponível ao interesse público e na prática da justiça em prol do cidadão. Detentor de vastíssimo currículo profissional e de vida, Fachin domina carismático dom de conquistar muitos amigos, tornando-os seus fiéis escudeiros. Rompeu nossa crônica autofagia, evidenciada pela unanimidade de apoios recebidos no universo pessoal dos paranaenses, em parceria com toda a representatividade política de nosso estado em Brasília, que permanece vigilante – emblematicamente em simbólica única sigla partidária – e que sedimentará de vez a feliz e oportuna indicação.

Será uma conquista exemplar, que nos revigora o entusiasmo para lutar mais pelas nossas causas, como o verdadeiro mar territorial do Paraná; o Tribunal Regional Federal do Paraná, com sede em Curitiba; a modernização de nossos modais viários; maior autoestima ao Paraná; e a almejada há quase duas décadas reforma política e eleitoral, que volta à tona para ser reformulada e melhorada pelos anseios dos eleitores. Hoje, quando vamos votar nos solidarizamos com as propostas de candidatos, que, após a eleição, são modificadas ocasionando enormes decepções e aborrecimentos a seus eleitores. Dezenas e dezenas de questões têm de ser discutidas e aprimoradas com o objetivo de atualizar e normalizar o bem-estar necessário de uma democracia madura, com verdadeira estabilidade social, econômica, política, familiar e cultural para engrandecer o Brasil.

Fiquemos certos de que o professor Fachin, paranista de coração e oriundo da advocacia, soma outras tantas virtudes em estilo próprio. Disponibilizar-se-á por inteiro em prol das causas de âmbito nacional e regional, quando no exercício da cadeira de ministro da mais alta Corte de Justiça do país. Far-se-á ainda mais altaneiro, como se formam as majestosas copas de nossas araucárias, para o orgulho da população de todos os nossos rincões. Valeram, e mais valerão, todos os nossos esforços!

Jonel Chede, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e membro do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, é presidente do Movimento Pró-Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]