• Carregando...
Ressurreição de Cristo, Fra Angélico Foto: Wikimeida Commons
Ressurreição de Cristo, Fra Angélico Foto: Wikimeida Commons| Foto:

Momento de fé, esperança e alegria para os cristãos, a solenidade da Páscoa marca o ponto alto da vida cristã ao longo do chamado Ano Litúrgico. Todavia, a celebração pascal pode, em certas ocasiões, passar despercebida de nossos olhos espirituais, isto é, pode nos faltar certa compreensão de tão grande mistério.

A palavra Páscoa tem origem no hebraico Pessach, que, literalmente, significa passagem. Mas, que passagem é esta? No Antigo Testamento, a festa da Páscoa é a celebração da passagem e da libertação do povo de Deus da escravidão do Egito e sua saída rumo à terra prometida. Por isso, além de ser a maior festa para os cristãos, a Páscoa é também a grande celebração dos judeus. Aliás, a Páscoa cristã tem sua origem na festa judaica.

O Domingo de Páscoa é o clímax da vida cristã ao longo do ano

Com a vinda de Cristo a este mundo, a Páscoa adquire um novo e pleno sentido devido ao mistério da paixão, morte e ressurreição do Filho de Deus. Não mais festejamos a passagem da escravidão deste mundo para a libertação. Em seu lugar, celebramos uma nova Páscoa, a passagem da escravidão da morte para a Vida, junto daquele que é “caminho, verdade e vida” (cf. Jo 14,6). Por isso, no período que antecede a Páscoa, os cristãos e, particularmente, os católicos, preparam-se por meio da vivência e celebração do tempo da Quaresma, quarenta dias anteriores à Páscoa, em que nos dedicamos mais intensamente à oração, ao jejum e à caridade. Toda essa preparação culmina na Semana Santa, na qual celebramos todo o mistério da salvação em Jesus Cristo, a começar pelo Domingo de Ramos.

Na Quinta-feira Santa iniciamos o chamado Tríduo Pascal, com a celebração do Lava-pés e da instituição da Eucaristia, na qual Jesus nos deixa seu Corpo e Sangue como alimento e sustento para nossas vidas. A Sexta-feira Santa é o dia da crucificação e morte de Jesus. Em respeito a este dia tão sagrado, a Igreja pede aos fiéis a prática do jejum e da abstinência de carne. Já no Sábado Santo, durante todo o dia, permanecemos em silêncio, esperando pelo grande acontecimento que começa na solene Vigília Pascal, a ressurreição de Jesus. O Domingo de Páscoa é, portanto, o clímax da vida cristã ao longo do ano, pois celebramos a vida de Jesus que vence a morte, a passagem para uma vida nova.

Francisco Escorsim: Por que me abandonaste? (publicado em 19 de abril de 2019)

Leia também: Johann Sebastian Bach e a música como prova da existência de Deus (coluna de Paulo Cruz, publicada em 16 de abril de 2019)

Que nesta Páscoa, sigamos o convite do apóstolo Paulo e busquemos as coisas do alto, as coisas de Deus, para celebrarmos verdadeiramente a Páscoa e vivermos a passagem para uma vida nova.

Feliz Páscoa!

Antonio José Corrêa de Almeida e Diogo Marangon Pessotto fazem parte da Pastoral do Colégio Marista Paranaense, de Curitiba (PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]