Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

O uso contraditório da mente humana

A sociedade contemporânea vive um momento de profunda contradição em relação ao uso da mente humana. Se, por um lado, essa poderosa ferramenta é eficazmente utilizada no desenvolvimento de sofisticadas tecnologias, por outro, a eficiência não é a mesma quando o assunto é a forma de dirigir a própria vida. A era da eletrônica e da informação também é a era da depressão, do estresse e das dificuldades nos relacionamentos. A pergunta que se faz é: de que adianta os benefícios do progresso tecnológico se não estamos bem conosco mesmos?

Os problemas emocionais que nos afligem são os duros sinais de que alguma coisa dentro de nós não está em consonância com as leis que regem a vida humana. As causas são as mais variadas, mas vão desde crenças equivocadas e traumas adquiridos na infância até a adoção de falsos valores de vida e disfunções no sistema familiar. Esses bloqueios interrompem o fluxo da energia vital no ser humano e geram as interferências comportamentais e as patologias mais variadas. Quando essas inconformidades são detectadas pela própria pessoa, fica mais fácil eliminar a conduta prejudicial e passar a adotar procedimentos coerentes.

No entanto, há casos em que os problemas atingem um nível de complexidade tão profundo que o doente já não consegue mais resolver a situação por si só. É nessa hora que se deve buscar a ajuda de alguém que tenha critério para avaliar corretamente a situação e propor os tratamentos mais adequados para cada caso. Essa intervenção deve ocorrer o mais rápido possível, pois, quando a patologia atinge níveis críticos é que costumam ocorrer casos extremos, como o suicídio, para citar um exemplo bem próximo da realidade da região de Apucarana. Os municípios abrangidos pela 16ª Regional de Saúde estão entre os que mais registram atos extremos contra a própria vida em todo Paraná. Uma realidade lamentável, mas que pode ser evitada se forem tomadas as condutas corretas sobretudo no âmbito do sistema familiar.

Cada vez mais o homem tem despertado para a necessidade de procurar dentro de si a causa dos males que o afligem, ao invés de buscar soluções paliativas, que chegam até a agravar os problemas. Em nossa mente, há um oceano de possibilidades, denominado pela psicanálise como inconsciente. É ali que são armazenadas as leis que regem o fracasso ou o sucesso da empreitada humana em suas mais variadas esferas. Também é ali onde se deve buscar as soluções para uma vida plena e saudável. Só assim poderemos desfrutar o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer.

Celso Scheffer é psicanalista, doutor em Ciência Mental e presidente do Instituto de Pesquisas e Tratamentos Humanísticos – IPTH.

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.