• Carregando...
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.| Foto: Pixabay

No próximo dia 24 de agosto comemoram-se os 30 anos de renovação da independência da Ucrânia, ocorrida por meio da proclamação do Ato de Independência da Ucrânia pelo nosso Parlamento. A Ucrânia tem uma contribuição significativa para o fortalecimento da paz e da segurança internacionais, sendo o primeiro país no mundo a renunciar voluntariamente ao poderoso arsenal nuclear que havia herdado da União Soviética.

Mas, infelizmente, neste momento a Ucrânia é obrigada a adiar os seus sonhos de progresso, avanços na economia e desenvolvimento por causa da agressão terrorista da Rússia. Por meio da sua imposição neoimperialista, ela quer privar o povo ucraniano da sua liberdade, soberania e direito de escolha. Há sete anos, a Rússia começou uma agressão contra a Ucrânia e ocupou a República Autônoma da Crimeia e a cidade de Sebastopol.

Com o desrespeito da Rússia aos princípios básicos do Direito Internacional, a situação na região continua a se agravar. Desde o início da agressão russa, a Ucrânia pediu que a comunidade mundial aplicasse todos os meios legais para combater a política criminosa.

Com esse propósito, foi criada a Plataforma da Crimeia – novo instrumento internacional, lançado neste dia 23 de agosto em Kiev, durante a cimeira inaugural, visando restaurar a integridade da Ucrânia e desocupar a República Autônoma da Crimeia. A participação de 40 países ao nível de chefes de Estado, parlamentos e governos neste evento internacional já foi confirmada.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia lançou um site oficial da Plataforma da Crimeia, onde se encontram informações relevantes sobre esta importante iniciativa internacional. A plataforma tem cinco áreas prioritárias: política de não reconhecimento, sanções e segurança, proteção dos direitos humanos, consequências ambientais e econômicas da ocupação russa da Crimeia.

Além disso, também neste 23 de agosto, em Kiev, será realizado o primeiro encontro internacional de primeiras-damas e cavalheiros. A cimeira não é um evento político; o foco será nos projetos humanitários e sociais em que os participantes estão engajados em sua capacidade.

Felizmente, a Ucrânia conta com a comunidade de vários milhões de patriotas ucranianos no mundo, que sempre promovem ativamente a cooperação entre a sua pátria histórica e o país da sua residência atual. Neste ano também comemoramos o 130.º aniversário do início da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil. Passados 130 anos, os descendentes das primeiras famílias continuam a preservar a língua, a fé, a cultura e as tradições de seus antepassados, hoje plenamente parte do patrimônio cultural do Brasil.

Os descendentes ucranianos no Brasil, que hoje somam mais de 1 milhão de pessoas – a maioria delas no Paraná –, celebram em 24 de agosto o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil.

Glória à Ucrânia! Glória aos Heróis!

Rostyslav Tronenko é embaixador da Ucrânia no Brasil. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]