• Carregando...
Os desafios ao lidar com a maternidade e realização profissional
| Foto: Bigstock

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, mas também um dos mais preocupantes. Conciliar vida profissional com a maternidade é um desafio diário. Algumas dicas que podem auxiliar bastante no dia a dia são criar uma rede de apoio, criar uma rotina, se divertir e, se possível, ter flexibilidade de horários. Como na maior parte do tempo muitas mulheres estão no trabalho, em casa é importante priorizar muito a qualidade do tempo com os filhos. Acredito também que crianças precisam de pais felizes e realizados para se sentirem mais seguras.

Pesquisas recentes apontam que, das mães que trabalham fora, 69% deixam seus filhos com outras pessoas, 19% com os pais e 12% em uma escola ou creche. Já entre os pais que trabalham fora, 58% deixam os filhos com as mães, 36% com outras pessoas e 6% em uma escola ou creche.

Para muitas mães, a razão principal para trabalhar fora – e, quase sempre, em horário integral – é a necessidade financeira. Algumas retornam ao trabalho logo após terem os filhos por gostarem da profissão ou por precisarem estar atualizadas na carreira. Não há resposta fácil ou correta para a questão de decidir voltar ou não ao trabalho. Vale dizer que a decisão pode ser tomada com base em cada circunstância particular. As necessidades familiares e segurança financeira são as verdadeiras considerações. A administração de tempo é outra aliada na hora de conciliar maternidade e trabalho. No instante em que você consegue conduzir os compromissos, é visível a diferença na sua vida, ou seja, a sensação de bem-estar e a possibilidade de ir em busca da realização é infinitamente viável.

Ainda é comum encontrar mulheres que adiam ter filhos porque acham que ser mãe pode interferir na vida profissional. Em um cenário no qual tudo muda a todo instante, a ideia de passar seis ou sete meses longe do trabalho, no período de licença-maternidade, pode assustar muitas mulheres. Mas o que se percebe é que as relações entre profissão e vida particular vêm se modernizando e quebrando alguns paradigmas referentes a ser mãe e estar no mercado de trabalho. Particularmente, sempre acreditei que o sucesso da mulher vem em decorrência de um trabalho bem-feito e executado com paixão. Em um mercado onde tudo é muito parecido, é importante inovar e estar sempre pronta para mudanças.

Nós, mulheres, não precisamos nos sentir culpadas por não nos dedicarmos integralmente à maternidade. Um estudo realizado em parceria pela Universidade de Harvard, a Kingston University e a Worcester Polytechinc, que procurou verificar as relações entre maternidade e mercado de trabalho, constatou que filhos que crescem com mães que trabalham fora tendem a ser mais responsáveis e felizes.

Emília de Castro é administradora, gestora financeira no mercado de capitais e sócia-fundadora da Aspen Investimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]