
Ouça este conteúdo
Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e o ar se torna mais seco, o que representa um desafio para a saúde da pele. Esse clima, característico desta estação, é um vilão silencioso que pode comprometer a barreira cutânea protetora, resultando em ressecamento, sensibilidade e até mesmo o agravamento de condições pré-existentes.
Nesse cenário, manter uma rotina eficaz de skincare durante o inverno é mais do que necessário, pois é quando a pele exige mais atenção. É um erro pensar que apenas as peles secas sofrem nesse período quando, na realidade, além delas, todos os tipos, desde as mais sensíveis até as oleosas, precisam de cuidados específicos.
O fato é: a chave para uma pele equilibrada e saudável reside em três pilares fundamentais: limpeza, proteção e hidratação.
Limpeza: o primeiro passo
A tentação de tomar banhos quentes e demorados no inverno é grande, mas a água em temperaturas elevadas pode remover a camada lipídica natural da pele, aumentando o ressecamento. Recomendam-se banhos mornos e curtos, utilizando sabonetes suaves e sem sulfato, que limpam sem agredir.
Para o rosto, a escolha de um limpador facial adequado ao seu tipo de pele é bem importante. Peles sensíveis se beneficiam de produtos sem fragrância e hipoalergênicos. Já peles oleosas e acneicas podem optar por formulações que controlem a oleosidade sem ressecar, como aquelas com niacinamida. Por outro lado, peles secas e maduras necessitam de limpadores com ativos mais hidratantes, como glicerina e pantenol.
Proteção solar: um hábito diário e não sazonal
Muitos associam o protetor solar apenas ao verão, mas a proteção solar é indispensável durante todo o ano, inclusive no inverno. Os raios UVA e UVB, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo risco de câncer de pele, estão presentes mesmo em dias nublados.
Além disso, vale lembrar que, se não há luz solar, há a luz azul. Já ouviu falar dela? Ela é uma parte do espectro de luz visível, e embora o sol seja a principal fonte, também é emitida em grandes quantidades por dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e TVs.
Passamos horas em frente a essas telas, seja trabalhando, estudando ou nos divertindo, e essa exposição contínua tem sido associada a diversos impactos na pele, como o surgimento de manchas
Por isso, escolha um protetor solar com FPS 30 ou superior, e não se esqueça de reaplicar ao longo do dia, especialmente se houver exposição prolongada.
Hidratação: a cereja do bolo da sua rotina de skincare
Aqui reside o segredo para combater os efeitos do clima seco. A hidratação é vital tanto para o corpo, quanto para o rosto. Nesse caso, é fundamental investir em produtos que contenham componentes capazes de restaurar a barreira cutânea e reter a umidade.
Para o corpo, loções e cremes mais densos, ricos em emolientes, são ideais. Aplique-os logo após o banho, com a pele levemente úmida, para otimizar a absorção. No rosto, a escolha do hidratante deve ser criteriosa, levando em conta o seu tipo de pele.
Alguns ativos se destacam pela sua eficácia na hidratação e recuperação da pele durante o inverno:
- Pantenol (Vitamina B5): Um poderoso umectante e reparador, o pantenol acalma a pele irritada, acelera a cicatrização e melhora a elasticidade. É um aliado perfeito para peles sensíveis e ressecadas.
- Niacinamida (Vitamina B3): Versátil e multifuncional, a niacinamida fortalece a barreira cutânea, reduz a vermelhidão, controla a oleosidade e minimiza a aparência dos poros. É um ativo excelente para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e acneicas.
- Blue Daisy (Margarida Azul): Com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o extrato de Blue Daisy é ideal para peles sensíveis e reativas, ajudando a reduzir a irritação e o desconforto causados pelo ressecamento.
- Ácido Hialurônico: Um dos umectantes mais potentes, o ácido hialurônico é capaz de reter milhares de vezes o seu peso em água, proporcionando hidratação profunda e preenchendo linhas finas. Essencial para manter a pele viçosa e hidratada.
Ácido hialurônico injetável: aliado para uma hidratação mais profunda
Para aqueles que buscam um tratamento mais intenso e duradouro, o ácido hialurônico também pode ser um grande aliado em sua forma injetável. Nesse caso, o skinbooster, procedimento que utiliza um gel mais fino de ácido hialurônico injetável, é uma excelente opção. Ao ser injetado na pele, ele promove uma hidratação profunda e duradoura, melhorando a qualidade geral da pele, de dentro para fora.
No mercado, inclusive, já existe um ácido hialurônico injetável que funciona como um biorevitalizador 6 em 1, melhorando, além da hidratação da pele, outros aspectos de qualidade da pele: cicatrizes de acne e poros, linhas finas e rugas, hidratação, tom, textura e maciez. Além do rosto, ele ainda pode ser utilizado para melhorar a hidratação do dorso das mãos por até 15 meses.
Em suma, o inverno não precisa ser sinônimo de pele ressecada e sem vida. Com uma rotina de cuidados adaptada, focada na limpeza suave, proteção solar constante e hidratação intensa com ativos poderosos, é possível manter a pele saudável, bonita e protegida. Invista em você, sua pele agradece.
Dra. Alessandra Nogueira é dermatologista (CRM-SP 99849), diretora Médica da Galderma Brasil e América Latina e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



