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Retomada das aulas ocorre em diferentes momentos nos estados. Na foto, início das atividades presenciais em escolas do Paraná, em maio de 2021.
Retomada das aulas ocorre em diferentes momentos nos estados. Imagens ilustrativas.| Foto: SEED/PR

A rede municipal de ensino de Curitiba entende o processo avaliativo como constitutivo da organização do trabalho pedagógico numa perspectiva formativa e diagnóstica. Qual a importância deste diagnóstico? Levantar informações que permitam às escolas traçar novos planos de trabalho, redimensionar ações e fortalecer as boas práticas.

Para acompanhar a aprendizagem de nossos estudantes, a rede municipal de ensino dispõe de uma avaliação diagnóstica específica, a Prova Curitiba, que está em sua terceira edição e expressa a essência de um olhar sensível para a aprendizagem de nossos estudantes. Este instrumento é organizado a partir da base curricular que orienta o planejamento docente; sua construção é fruto do trabalho de comissões técnico-pedagógicas que atuam na SME, nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa (com produção textual) e Ciências.

Nossos estudantes do segundo ao nono ano do ensino fundamental estão participando desta importante atividade avaliativa diagnóstica no período de 16 a 27 de agosto. A organização destas semanas respeita as condições do protocolo sanitário e garante que os alunos participem com segurança desta iniciativa, para observar seus avanços na aprendizagem, assim como identificar aspectos que precisam ser redimensionados e replanejados.

Entendemos que distintas oportunidades de aprendizagem devem ser garantidas aos estudantes processualmente, tendo como princípio o seu percurso de aprendizagem, ou seja, cada estudante necessita ser diagnosticado para que se compreenda o que já sabe, como aprendeu e o que pode ser feito para que amplie o seu conhecimento. O princípio avaliativo, o qual decorre do processo de ensino e aprendizagem, respeita as aprendizagens conquistadas pelos sujeitos aprendentes e compreende que sua evolução decorre da ampliação do que já se sabe.

Ao acompanhar a realização da atividade nesta primeira semana, observou-se a qualidade com que todas as fases ocorrem: desde o planejamento do instrumento, distribuição, organização dos espaços, aplicação da Prova Curitiba, sem contar os desdobramentos pedagógicos após a avaliação, que envolvem correções, sistematização dos dados (resultados), estudo dos mesmos e planos de ação e melhorias com estratégias específicas.

Enaltecemos o cuidado com que todas as unidades educacionais vêm trabalhando neste processo de maneira acolhedora, garantindo as ações de segurança sanitária e organizando horários alternativos para que mesmo os estudantes cujos familiares optaram pela manutenção do ensino remoto possam vir à escola e participar desse processo avaliativo que consiste em ação de larga escala.

O processo, na sua totalidade, expressa o comprometimento do trabalho pedagógico das unidades, núcleos e Secretaria Municipal de Educação, na efetivação de uma proposta consolidada que defende a avaliação escolar como promoção humana e emancipatória, como o caminho para a inclusão e a garantia do direito à aprendizagem.

Maria Sílvia Bacila é secretária municipal de Educação de Curitiba. Simone Zampier é diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

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