• Carregando...
Energia renovável na indústria
“Apesar de a queda do PIB não representar uma recessão per se, é imperioso que o governo faça a sua lição de casa.”| Foto:

De acordo com dados divulgados pela IBGE na manhã desta quinta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com os três meses anteriores. Embora alguns especialistas já tenham classificado a queda como um sinal de recessão técnica, a verdade é que, pela ótica do processo de crescimento da economia, nada indica que em 2022 haverá uma recessão econômica de fato. Vale lembrar que o próprio Banco Mundial realizou projeções de crescimento do PIB brasileiro na ordem de 5,3% ainda em 2021, crescimento esse puxado pela recuperação das demandas interna e externa e aumento dos preços das commodities.

Essa ligeira queda do PIB foi caracterizada pela queda de 8% no setor agropecuário e pela queda na exportação de bens e serviços em 9,8%. No entanto, com relação ao agronegócio, é importante notar que tradicionalmente a produção agrícola brasileira é menor no segundo semestre (devido ao encerramento de algumas safras) e que, apesar de tudo, o agronegócio teve sua queda apurada no momento de maior crise hídrica da história. Isoladas essas duas variáveis negativas, é fácil olhar para o próximo semestre com otimismo – o que deixa o fantasma da recessão ainda mais distante.

Por sua vez, a exportação de bens e serviços está intimamente ligada à indústria, que permaneceu estagnada. Não há como negar que a pandemia desequilibrou a cadeia logística global. Os efeitos das interrupções na cadeia de produção brasileira durante 2020 e 2021 estão sendo sentidos agora e agravados pela sobrecarga na cadeia de distribuição global. Levará tempo até que o cenário se reequilibre.

Apesar de a queda do PIB não representar uma recessão per se, é imperioso que o governo faça a sua lição de casa. Reformas estruturais, estabilidade política, credibilidade e abstinência de medidas que agravem o processo inflacionário devem estar na ordem do dia para que uma recessão real não encontre terreno fértil por aqui.

Allan Augusto Gallo Antonio é formado em Direito, mestre em Economia e Mercados, e analista do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]