Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

Ratinho Junior conseguirá fazer um sucessor no Paraná?

pesquisa Genial/Quaest Paraná Ratinho Junior
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 70% dos paranaenses consideram que o governador merece eleger um sucessor em 2026, reflexo da alta aprovação da gestão Ratinho Junior (PSD). (Foto: Roberto Dziura Jr/Governo do PR)

Ouça este conteúdo

A ascensão de Ratinho Junior ao protagonismo nacional não é obra do acaso. O slogan “Terra de Quem Trabalha”, marca da atual gestão, está ancorado em um governo técnico, moderno e desburocratizado, que tem transformado o Paraná em exemplo de eficiência no setor público. Privatizações estratégicas, inovação de serviços, atração de investimentos e articulação com blocos regionais como Cosud e Zicosur posicionaram o Estado como referência positiva, conquistando o governador do PSD aprovação de mais de 80 por cento dos paranaenses em pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas.

Agora o debate sobre sua sucessão natural ganha força, e é nesse cenário que o nome de Guto Silva desponta com legitimidade. Ainda que tenha, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, apenas 5,2% das intenções de voto de forma isolada, o cenário muda drasticamente se o apoio de Ratinho Junior for confirmado. A pesquisa do Instituto IRG revela que 41% dos eleitores votariam no nome apoiado pelo atual governador, o que torna qualquer favorito de Ratinho um competidor fortíssimo.

Filho de professores, criado no Sudoeste do Paraná, Guto representa um perfil cada vez mais raro na política: o de quem ascendeu sem herança, por habilidade em construir consensos, preparo técnico-político e confiança dos políticos a quem serviu. Sua trajetória o levou do comércio internacional e da docência universitária ao comando da estratégica Casa Civil, sempre mantendo coerência e compromisso com uma gestão orientada a resultados. Em todas as funções que exerceu, foi articulador silencioso das grandes reformas implantadas por Ratinho. Conhece a engrenagem do estado como poucos, fala a língua do setor produtivo, do agro, das cidades inteligentes e se conecta com o público jovem. Guto é idealizador do Programa Talento Tech, que já formou milhares de jovens em programação avançada, gerando empregos qualificados em regiões carentes do estado.

Se Ratinho Junior modernizou a gestão com visão empresarial e foco em infraestrutura, Guto tem tudo para dar o próximo passo na mesma trajetória: consolidar o Paraná como celeiro nacional, não só na sua vocação no agro, mas de políticas públicas inovadoras, com foco em sustentabilidade, inclusão produtiva e transformação digital.

VEJA TAMBÉM:

A política brasileira carece de projetos consistentes, com começo, meio e perenidade. O grupo político que governa o Paraná tem mostrado que é possível pensar a longo prazo, com estabilidade fiscal e foco no desenvolvimento. Guto Silva, se confirmado como candidato, será a aposta mais natural para manter esse ciclo virtuoso, com legitimidade para inovar sem romper com o que deu certo.

No fim, a pergunta não é se Guto representa o legado de Ratinho. Ele é parte dele, mas também é mais do que isso. É símbolo da continuidade de renovação política no Estado com responsabilidade, da meritocracia com propósito e da gestão com alma pública. Seu nome cresce porque carrega, além de trajetória, uma ideia de construção permanente de um futuro melhor ao Paraná.

Diego Nogueira é doutor em Políticas Públicas.

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.