Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Artigo

Precisamos ser sustentáveis em qualquer atividade

(Foto: Mert Guller/Unsplash )

Ouça este conteúdo

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais popular. Basicamente, é a ideia de que qualquer atividade que o ser humano decida realizar precisa ter sustentação, ou base. Na prática, isso quer dizer que qualquer empreendimento precisa levar em conta todos os impactos que vai gerar, especialmente ambientais, sociais e econômicos.

Uma empresa que usa a água de um rio próximo em sua fábrica, por exemplo, não pode simplesmente coletar a água limpa e devolver a água usada e suja para o rio, o que acarreta vulnerabilidade sanitária das pessoas e fauna e flora. Quando se pensa em sustentabilidade, no caso dessa empresa, ela deve levar em conta, entre os custos da sua atividade, a devolução da água ao rio tão limpa quanto entra. A isso se chama passivo (custo, ou despesa) ambiental. É como lavar a louça depois do almoço – alguém tem de fazê-lo. E o princípio da sustentabilidade coloca essa responsabilidade sobre quem “almoçou” – ou, no caso, sobre quem lucra com aquela atividade.

VEJA TAMBÉM:

Assim, se um empreendimento não leva em conta esse dano que a sua atividade normalmente causa ao ambiente, não é considerado sustentável. Seria como queimar a madeira das paredes na lareira para manter a casa aquecida: quantos dias, ou horas, ela ficará quentinha desse jeito? Da mesma forma, se um empreendimento não faz as contas (contas no sentido de planejamento de uso e reutilização) direito, levando em conta o passivo ambiental que gera ou será necessariamente utilizado, não se sustentará no longo prazo, porque os recursos naturais de que se utiliza são finitos, e o negócio mais cedo ou mais tarde irá ruir. Digamos, no nosso exemplo, que outra empresa mais acima do rio decida fazer o mesmo estrago. Agora o “impacto”, é da nossa primeira empresa, antes tão despreocupada, certo?

Definindo de forma um pouco mais técnica, a sustentabilidade é uma referência à capacidade de um sistema ou processo de progredir ao longo do tempo, mantendo a harmonia entre as necessidades humanas, as condições sócio econômicas e o equilíbrio ambiental. É uma abordagem que leva em conta a interdependência entre os sistemas naturais e sociais, buscando garantir tanto a continuidade do empreendimento (que gera emprego e renda), como a qualidade de vida, inclusive das gerações futuras. Por padrão, são três os princípios considerados fundamentais da sustentabilidade que guiam as tomadas de decisão: o princípio ambiental, o princípio social e o princípio econômico.

E na sua casa, você consegue exercer sustentabilidade? Menos produção de resíduos, alimentação saudável, valorizar a agricultura familiar, utilização da água e de energia elétrica de maneira racional? Sejamos nós todos o principal instrumento da sustentabilidade. As mudanças climáticas são geradas pelo comportamento humano e sim podemos ser agentes da sustentabilidade, essa é uma luta diária por tudo e por todos!

Sarah Tempesta, bióloga, historiadora e pedagoga, é especialista em Educação e Meio Ambiente.

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.