
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O fim de semana foi monotemático. Desde a madrugada de sábado, o único assunto é a captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, por ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Com Maduro foi levada a esposa Cilia Flores.
A operação foi realizada pela elite do poder militar norte-americano: a Delta Force. Em reportagem, a Gazeta do Povo apurou como os EUA entraram no país e prenderam o ditador. A Venezuela relatou pelo menos 40 mortes na ação.
Ele foi levado para Nova York, onde foi para uma prisão federal apelidada de "o inferno na Terra". Veja também pelo que o chavista é acusado e como deve ser o julgamento em solo norte-americano.
Em pronunciamento, Donald Trump disse que os EUA iriam governar a Venezuela até que um novo presidente assuma.
Por outro lado, em Caracas, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ordenou que a vice-presidente executiva assumisse interinamente: saiba quem é Delcy Rodríguez, a nova presidente herdeira do chavismo que lembra o perfil de Gleisi Hoffmann.
Mas e agora, o que vem pela frente? Os vizinhos precisam se preocupar e colocar as barbas de molho? Nesta reportagem especial, Leonardo Desideri responde.
Leia também
A Venezuela é o país com maior reserva de petróleo do planeta e Trump admitiu que pensa nisso. De petróleo a pressão sobre Cuba, Irã e Rússia, veja o que os EUA ganham com a captura de Maduro.
E por falar em economia, entenda o que acontece com o patrimônio bilionário de Maduro: pode tudo ir por água abaixo?
Reação "dos amigos". Pouco após a operação norte-americana, países do chamado eixo das ditaduras condenaram a missão de captura.
O Brasil e outros cinco países consideraram um precedente perigoso. "Extremamente perigoso", eles disseram, em nota conjunta. A esquerda nacional, claro, também condenou.
Mas tem uma questão que aponta para a hipocrisia de Lula: por que ele é ambíguo na Ucrânia e contundente na Venezuela? Renan Ramalho foi atrás de respostas.
Colunas e artigos
Alexandre Garcia: Maduro e Cilia devem ser condenados à prisão perpétua
Roberto Motta: As eleições ainda importam?
Quem disse essa frase?

O que mais você precisa saber hoje
Galeria histórica. Foto de Maduro capturado, preso e vendado entrará para a história
Por falar em foto... Milei provoca Lula em vídeo em que comemora ataque dos EUA à Venezuela
Dia de festa. Venezuelanos pelo mundo vão às ruas comemorar captura de Maduro; Veja imagens
Não foi a primeira vez. 5 vezes em que os EUA capturaram ditadores (e um terrorista) em solo estrangeiro
Volta a ser shopping? El Helicoide, o shopping de luxo que virou centro de tortura da ditadura chavista tem futuro incerto
Opinião da Gazeta
A captura de Maduro, o futuro incerto da Venezuela e as repercussões geopolíticas globais.
A Venezuela está melhor sem Maduro, mas a forma como isso aconteceu, e o que virá depois da deposição do ditador, deixa o mundo em alerta.
Para inspirar e alegrar
Nem Enzo nem Valentina. Helena foi o nome mais escolhido pelos pais do Paraná para registro nos cartórios em 2025. Veja as novas tendências nos nomes.



