Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Bolsonaro descarta Tarcísio para presidente

A negociação do Centrão com Bolsonaro. Suspeita de armação contra Filipe Martins. Espanha nega extradição de Eustáquio

Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Centrão tem buscado alternativas a Bolsonaro para as eleições de 2026, mas ainda assim precisarão negociar com ele o apoio a algum candidato que não seja do PL. Para alguns congressistas, o sobrenome Bolsonaro precisa aparecer na urna para que um adversário da esquerda não leve o pleito. Saiba mais sobre essa relação entre o Centrão e Bolsonaro. 

Registro falso. A grafia incorreta do nome de Filipe Martins em um registro falso de entrada nos EUA, é um dos indícios que tem levado o Partido Republicano norte-americano a desconfiar de conluio entre autoridades daqui e dos EUA, para manter Martins preso.

Liberdade de expressão. O MP espanhol negou o pedido de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio feito pelo STF. Segundo o órgão, os atos atribuídos a Eustáquio pelo STF não são crimes na Espanha. Entenda melhor a situação.

Política, Economia e Mundo 

Diplomacia parlamentar

O grupo parlamentar Brasil-Ucrânia, liderado por Flávio Arns, está levando o Senado a se posicionar a favor da Ucrânia e contra a invasão russa, apesar da política externa dúbia de Lula. 

Cessar-fogo na Ucrânia?

Nesta terça-feira, a Ucrânia aceitou a proposta dos EUA de um cessar-fogo por 30 dias, na guerra com a Rússia. Mas Putin não deve aceitar essa trégua tão facilmente. 

Eleições 2026

Bolsonaro descartou a possibilidade de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, disputar a eleição para presidente em 2026. Segundo Bolsonaro, o fato de ele não aparecer como candidato “é uma negação à democracia”.

Opinião da Gazeta 

O PIB e suas vulnerabilidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados econômicos fechados de 2024, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4%. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Fazer o PIB crescer pela via do estímulo ao consumo bancado por déficit fiscal é estratégia que traz prejuízos no longo e médio prazo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Tarifa de 25%. Tarifa de Trump sobre aço brasileiro entra em vigor nesta quarta-feira (12)

EUA. A nova política econômica de Trump que pode mudar a ordem mundial para sempre 

Prerrogativa de função. STF amplia foro privilegiado para manter investigações na Corte após fim do mandato

Agro brasileiro. Dados do agro enviados à ONU pelo Ibama e não pelo Ministério da Agricultura podem gerar distorções

Colunas e artigos 

Uma juíza condenada pelo CNJ por tentar antecipar um parto – e querer salvar um bebê. Os conselheiros do CNJ, condenaram a juíza Joana Ribeiro Zimmer, por unanimidade, ao aderirem à falsa ideia de que quando se está diante de um estupro, é obrigatória a realização do aborto. Leia o artigo de Danilo de Almeida Martins, que é defensor público.

Fernando Jasper explica o motivo pelo qual economistas e até Haddad “torcem” por uma freada no PIB brasileiro

Leonardo Coutinho diz que a Terceira Guerra Mundial começou faz tempo, e explica o motivo. 

Para inspirar e alegrar 

Duas cidades brasileiras estão entre as comunidades mais inteligentes do mundo. Assaí e Ponta Grossa, ambas no Paraná, são as únicas cidades brasileiras entre as 21 mais inteligentes do mundo no ranking Smart21 Communities 2025 do Intelligent Community Forum (ICF). Saiba o que levou os municípios a receberem o título.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.