Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Investimentos no setor produtivo brasileiro

A parceria entre Usaid e TSE. Projeto de Lei que pode beneficiar Bolsonaro. Base militar dos EUA na tríplice fronteira

Fachada do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
TSE participou de eventos para combate à desinformação com a Usaid. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A Usaid está no centro de uma polêmica internacional e corre o risco de ser reestruturada ou mesmo fechada pelo governo Trump. E as descobertas feitas recentemente afetam inclusive nosso país. Isso porque, a Usaid e o TSE fizeram eventos para combater a desinformação, um antes das eleições de 2022. Entenda o impacto no Brasil.

Leia da Ficha Limpa. Parlamentares da oposição buscam o apoio de partidos do Centrão para avançar com um projeto de lei que esvazia a Lei da Ficha Limpa ao reduzir o prazo de inelegibilidade de oito para dois anos. Se a medida der certo, Bolsonaro poderá ter seus direitos políticos liberados, para concorrer à presidência em 2026.

Setor produtivo. O ano de 2025 deve ser de incerteza e muita volatilidade na economia. Lá fora, o protecionismo de Trump preocupa. Aqui, é a política econômica de Lula que incomoda. Mas há projeções que sinalizam que o Brasil pode conseguir manter um nível razoável de investimento estrangeiro no setor produtivo. 

Política, Economia e Mundo 

Alinhado a Trump

Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (6), que pretende autorizar a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai, caso volte à presidência da República. Ele disse em entrevista que fará um “acordo militar parrudo”.

Contas públicas

Fernando Haddad afirmou que a inflação acumulada em 12 meses deve ultrapassar o teto da meta de 4,5% em junho. Apesar disso, ele acredita que podem surgir “surpresas positivas” se a política econômica for bem conduzida.

Corte de Haia

Trump assinou nesta quinta-feira (6), ordens executivas para impor sanções contra integrantes do Tribunal Penal Internacional (TPI). O documento também permite a criação de uma força-tarefa para enfrentar o que chamou de “viés anticristão” dentro do governo americano.

Opinião da Gazeta 

O IBGE sob a ingerência do lulopetismo. Saudado por grupos de esquerda, Márcio Pochmann, nomeado por Lula em julho de 2023 para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumula provas de que não deveria estar à frente do instituto,  Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Um instituto responsável por dados de importância vital para o país, como o PIB, a inflação e a taxa de desemprego, precisa passar total credibilidade, transparência e confiança, sob risco de tornar-se irrelevante. E isso começa com ter um presidente que transmita essas mesmas qualidades

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

História. O que foi o grupo guerrilheiro MR-8, que sequestrou o embaixador americano Charles Elbrick

São Paulo. Cartas do PCC em presídio revelam plano para matar agentes

Facções criminosas. Senador protocola pedido de criação da CPI do crime organizado

Recuo. Kassab muda o tom e diz que Lula é “forte” e pode “reverter cenário” em 2026

Colunas e artigos 

Ofensiva pró-aborto requer mobilização pela vida. A Associação Brasileira de Enfermagem, o PSOL e outras entidades se juntaram com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no STF exigindo que o aborto possa ser realizado também por enfermeiros e outros profissionais de saúde, e não apenas por médicos. Leia o artigo de Hermes Rodrigues Nery, especialista em Bioética.

Deltan Dallagnol questiona se a perseguição à direita é teoria da conspiração ou se ela existe mesmo?

Rodrigo Constantino comenta a postura de Lula ao “humilhar” os mais pobres, recomendando a fome como estratégia de combate à inflação.

Para inspirar e alegrar 

O Picolino, com Fred Astaire e Ginger Rogers, se mantém inabalável aos 90 anos. Completando 90 anos em 2025, a produção ficou marcada pela canção Cheek to Cheek, regravada por Frank Sinatra e Tony Bennett, além de ser posteriormente referenciada em filmes como A Rosa Púrpura do Cairo e a animação O Poderoso Chefinho. Mas por que a película e seu tema principal continuam sendo lembrados por tantos cineastas?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.